Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Presidente do TSE recebe ministra da Justiça Eleitoral Paraguaia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, nesta terça-feira (18), a visita da vice-presidente do Tribunal Superior de Justicia Electoral (TSJE) do Paraguai, ministra Maria Elena Wapenka Galeano, e do ministro conselheiro da corte paraguaia Osvaldo Ostertag.

Acompanhadas do embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel María Cáceres, as autoridades paraguaias foram recebidas pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, para tratar da cooperação entre os dois tribunais para a realização das eleições municipais paraguaias, previstas para novembro de 2015.

O TSJE solicita a assistência do TSE para a implementação do sistema biométrico, a exemplo do que já vem acontecendo no Brasil, e do sistema de listas abertas. O ministro Marco Aurélio transmitiu à ministra Wapenka a plena disponibilidade do TSE em familiarizar a corte eleitoral paraguaia com os aspectos que se revelassem de maior interesse no sistema eleitoral brasileiro.

As justiças eleitorais brasileira e paraguaia têm realizado cooperações técnicas desde 2001, quando o Paraguai utilizou pela primeira vez o sistema eletrônico de votação nas eleições municipais de algumas localidades. Em 2003, durante as eleições gerais daquele país, as urnas eletrônicas já foram usadas na quase totalidade das cidades. “A ajuda do Brasil vem de muitos anos, sempre com muita boa vontade e sobretudo com sentido de fraternidade e cooperação”, declarou a ministra Maria Elena ao sair do encontro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet