Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Retaliações

Presidente do TJ-MT emite alerta aos magistrados após supostas ameaças do PCC

Foto: Reprodução

Presidente do TJ-MT emite alerta aos magistrados após supostas ameaças do PCC
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o desembargador Orlando Perri, emitiu um alerta aos magistrados para que se resguardem. O alerta foi disparado após comunicação da Comissão de Segurança de Magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso, sobre supostas ameaças de atos de retaliação contra autoridades estaduais por parte do Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Perri determinou o encaminhamento de um ofício a todos os magistrados que atuam no estado, em especial os da área criminal. A redação apurou que as supostas ameaças são divulgadas por meio do aplicativo WhatsApp. O texto diz a seguinte mensagem:  “O PCC vai tocar o terror na cidade de Cuiabá nesse próximo final de semana sob o comando do detento Sandro loco”.

Em ofício emitido no dia 5 de fevereiro deste ano, a desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, da Comissão de Segurança de Magistrados, informa Perri que "em reunião ordinária mensal, recebeu informes sigilosos noticiando possível ocorrência de retaliações a autoridades estaduais. inclusiva Magistrados, oriundas de organizações criminosas, a serem desencadeadas no corrente mês".

A desembargadora solicita que o presidente do Tribunal recomende prioritariamente aos Juízes Criminais que tenham "maior cuidado com a segurança pessoal, evitando longos períodos de exposição pública, pelo menos até que a situação seja completamente esclarecida pelo aparelho repressivo do Estado".

Sujeito perigoso

O latrocida Sandro Silva Rabelo, o "Sandro Louco" - que supostamente comandará os ataques, segundo a mensagem- retornou a Penitenciária Central do Estado (PCE) em junho de 2012.  Desde que chegou a Cuiabá ele está encarcerado em cela do Raio 5.

Vindo do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN), onde estava há mais de quatro anos, Sandro é o último remanescente de uma leva de 40 presos que foram transferidos para penitenciárias fora do Estado.

Condenado a mais de 180 anos por roubo, seqüestro, e tentativas de homicídios, ele liderou diversos motins dentro da Penitenciária, sendo transferido a pedido da Secretaria de Segurança Pública para penitenciárias de segurança máxima. Desde então, a PCE viveu um longo período de calmaria.

Sandro Louco foi localizado em 2004 em Goiânia pela Polícia Civil quando visitava suas enteadas que são casadas e moram naquela cidade. Ele estava escondido lá desde que assaltou um banco em Cuiabá e trocou tiros com policiais militares. Ele fugiu um ano antes, da Penitenciária Central do Estado, quando, em companhia de cinco outros sentenciados, escapou das celas de módulos de aço.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet