Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Assassinato de Sávio

Senador Pedro Taques vai depor e Júri Popular de Arcanjo começa em 24 de outubro

12 Set 2013 - 17:49

Da Editoria de Jurídico - Katiana Pereira

Foto: Reprodução

Senador Pedro Taques vai depor e Júri Popular de Arcanjo começa em 24 de outubro
A juíza Mônica Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, definiu para o dia 24 de outubro o início do Júri Popular do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, acusado de mandar matar o empresário Sávio Brandão, que era dono do jornal Folha do Estado, em setembro de 2002.

A data foi definida em razão do depoimento do senador Pedro Taques (PDT), que indicou os dias 24 e 25 de outubro para prestar depoimento como testemunha de acusação arrolada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O senador tem a prerrogativa de ser ouvido em dia e horário previamente ajustados entre ele e a magistrada, conforme previsto no Código de Processo Penal, deste modo a juíza acatou o dia 24 de outubro, onze anos após o crime.

O testemunho de Taques é um dos mais importantes para o julgamento, pois na época do crime, ele era procurador da República em Mato Grosso e atou na Operação Arca de Noé, que desarticulou o império criminoso chefiado pelo bicheiro.

Leia mais

Juíza nega embargos de defesa de Arcanjo e manda ação para júri popular
Supremo recomenda celeridade no julgamento de ação contra Arcanjo

Também são testemunhas do MPE o delegado Luciano Inácio da Silva, que investigou o assassinato do empresário; a irmã de Sávio, Luíza de Barros Lima; e o ex-diretor-geral do jornal Folha do Estado, Ciro Braga Nego, que teria recebido a visita de representantes do ex-bicheiro, alertando-o para que Sávio Brandão parasse de publicar reportagens envolvendo Arcanjo.

O crime

Sávio Brandão foi executado na tarde do dia 30 de setembro de 2002, quando visitava obras da nova sede de seu jornal localizada no bairro Consil. Foram disparados três tiros de pistola 9mm, que atingiram a cabeça do empresário.

Segundo testemunhas, dois homens ocupando um moto o aguardavam numa esquina da rua e se aproximaram do empresário já atirando.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet