Olhar Jurídico

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Geral

Araguaia

Simpósio começa a debater hoje mídia e Judiciário na formação da consciência ambiental

Foto: Agua Boa News

os cursos de Direito e Jornalismo se unem para promover simpósio

os cursos de Direito e Jornalismo se unem para promover simpósio

Começa terça-feira (27), o segundo simpósio de Jornalismo e Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Barra do Garças, no Vale do Araguaia, com enfoque a relação entre mídia e Judiciário na discussão de temas polêmicos sobre os interesses implícitos na questão ambiental, entre produtores, ongs, governo e sociedade e a mídia no olho do furacão. A região do Araguaia apresenta uma área muito grande a ser conservada e para alguns produtores a ser explorada. 


Como fica a mídia e o Judiciário nesse caso é o tema a ser discutido na abertura do simpósio e para falar sobre o assunto a professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Cristiane Derani, o professor mestre da Universidade Federal de Goiás, Edson Spenthof e também da Universidade Federal de Goiás, o doutor Fernando de Carvalho Dantas. 

Na quarta-feira (28), o tema será os povos indígenas: identidade, mídia e direito. Para debater o assunto teremos a jornalista da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Cuiabá, Andréia Fanzeres, o professor mestre da UFMT/CUA, João Paulo Miranda e a liderança xavante Cristóvão Tserero'odi Tsõrõpré. A mediação será do procurador da Funai de Barra do Garças, Rogério Vieira Rodrigues. Na quinta-feira (29), o jornalista Dioclécio Ferreira da Luz falará sobre rádio comunitária, direito e política da comunicação e o defensor público de Barra do Garças, Hugo Ramos Vilela, sobre movimentos sociais e racismo ambiental.

Para encerrar o evento, sexta-feira (30), o procurador do Ministério Público de Mato Grosso, Luis Alberto Scallope, o professor doutor da Universidade Federal de Ouro Preto, Reges Schwaab e a professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Norma Padilha abordarão a temática: o discurso da mídia e responsabilidade ambiental.

Além das conferências, o evento oferece aos inscritos oportunidade de participar de 14 minicursos e oficinas das áreas da comunicação e do direito, nos turnos da manhã e tarde. Confira a lista no blogwww.simposiojd2013.blogspot.com
O Simpósio também estimula a produção científica, com sessões de comunicações orais. Dezoito trabalhos serão apresentados e publicados nos anais do evento, identificado com o ISSN 2238-6602: (CD-ROM).

O evento tem como organizadores os acadêmicos e professores dos cursos de direito e jornalismo da UFMT/CUA e seus respectivos centros acadêmicos, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Os interessados ainda podem se inscrever nesta terça-feira, no primeiro dia do seminário que já atingiu o número de 450 inscritos. O evento terminará sexta-feira dia 30.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet