Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Corregedora alerta: Cancelamento de títulos em Rondonópolis trará prejuízos aos partidos e candidatos

A Corregedora Regional Eleitoral de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, alerta ao eleitor rondonopolitano e aos políticos que possuem base eleitoral em Rondonópolis que se a procura pelo cadastramento biométrico no município continuar bem abaixo do esperado, milhares de títulos serão cancelados. No ano de 2014, o cancelamento poderá trazer sérios prejuízos aos partidos políticos e candidatos que têm base eleitoral em Rondonópolis.

“O cancelamento de milhares de títulos em Rondonópolis em 2014 trará sem dúvida sérios prejuízos àqueles que lá detêm sua base eleitoral. Por isso, peço que deputados, senadores, representantes partidários e demais membros da classe política auxiliem a Justiça Eleitoral na convocação e conscientização dos eleitores do município, para que compareçam ao posto eleitoral para a revisão biométrica”, ressaltou a Desembargadora.

Dados divulgados pela Secretaria de Tecnologia e Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso apontam que desde a abertura da revisão biométrica em Rondonópolis, em 02 de abril deste ano, até esta sexta-feira (05), dos quase 140 mil eleitores do município, pouco mais de 22 mil atenderam a convocação. Por dia, em média, 312 eleitores comparecem ao posto eleitoral, quase 50% a menos da meta estipulada pelo TRE/MT, que é de atender 619 eleitores diariamente. O Déficit no atendimento já chega a 16 mil.

A Corregedora destaca que a Justiça Eleitoral possui uma estrutura para atender diariamente 619 com agilidade e conforto, mas o não cumprimento dessa meta comprometerá o atendimento no futuro. “Se a demanda aumentar somente nas últimas semanas da revisão, não será possível atender a todos, ainda que o TRE aumente o número de guichês. Isso ocorre porque para o cadastramento biométrico utiliza-se um sistema de inserção e transmissão de dados, conectado ao TSE. Se o número de acesso a esse sistema for muito elevado, o mesmo poderá ficar lento ou travar durante o atendimento”.

Por fim, mais uma vez, a Desembargadora alerta aos eleitores quanto às consequências que terão que arcar caso tenham o título cancelado, entre elas: não tirar ou renovar o passaporte, não fazer matrícula em instituição de ensino público, não tomar posse em cargo público e principalmente, não inscrever-se em programas sociais do Governo Federal, como o bolsa família.

“Mais uma vez clamo a população de Rondonópolis que atenda a convocação da Justiça Eleitoral. A revisão é gratuita e de cunho obrigatório, portanto, gera ao eleitor penalização pelo seu não comparecimento. A revisão biométrica visa dar maior segurança ao processo eleitoral, pois garante ao eleitor um cadastro mais seguro, com sua identificação por meio das digitais e imagem (foto)”, frisou.



Postos de atendimento:

Em Rondonópolis, o atendimento ao eleitor acontece no Fórum Eleitoral – situado na Rua Fernando Corrêa da Costa, n. 253, Centro e na 46ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Filinto Muller, Vila Operária, ao lado da biblioteca municipal. Ambos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 08hs00 às 17hs00.

O eleitor deve comparecer munido de documento com foto, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor antigo, caso tenha.



Panorama da Revisão:

Em Mato Grosso a revisão já ocorreu nos municípios de Acorizal, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Ponte Branca, Santo Antônio do Leverger, Vale de São Domingos, Araguaiana, Cocalinho, Nobres, Planalto da Serra e Serra Nova Dourada. Além de Rondonópolis, ainda se encontram em processo de cadastramento biométrico os municípios de Luciara e Indiavaí.

Ainda este ano, a revisão biométrica será iniciada nos seguintes municípios: Poconé, Rosário Oeste, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet