Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE apresenta ao TSE proposta orçamentária 2014

A Proposta Orçamentária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para 2014 será apresentada e defendida por representantes da Instituição, nesta quarta-feira (12/06), perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Desde o dia 10 deste mês até o dia 20, o TSE fará reuniões com todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país, a fim de analisar e aprovar, de forma individualizada, as propostas orçamentárias de cada regional.

Cabe ao TSE, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, consolidar os anseios dos tribunais regionais, realizando os cortes e ajustes necessários em cada proposta apresentada. Estas serão consolidadas na Proposta Orçamentária da Justiça Eleitoral, que será repassada ao Supremo Tribunal Federal, que sob a batuta do Conselho Nacional de Justiça será inserida na Proposta Orçamentária de todo o Poder Judiciário.

Quando aprovada a Proposta Orçamentária do Poder Judiciário, o TSE, no caso da Justiça Eleitoral, fará a gestão dos recursos financeiros, repassando aos tribunais regionais os valores previstos em seus orçamentos.

O TRE de Mato Grosso será representado na reunião pelo Diretor Geral, Mauro Diego; o Assessor de Planejamento, Marcelo Rubles; a Secretária de Administração e Orçamento, Tânia Yoshida Oliveira; e o Coordenador de Orçamento e Finanças, Eduardo Vieira de Araújo.

Marcelo Rubles, explica que a elaboração da Proposta Orçamentária, em regra, ocorre um ano antes de sua entrada em vigor e se baseia em informações concretas extraídas do orçamento já em execução.

“A elaboração da Proposta Orçamentária/2014 do TRE teve início em outubro de 2012, sendo concluída e enviada ao TSE em abril deste ano. Utilizamos como base o orçamento em vigor e efetuamos acréscimos de novos projetos apresentados pelas assessorias, coordenadorias e secretarias do Tribunal, que participaram efetivamente de sua construção”.

A Secretária de Administração e Orçamento, Tânia Yoshida, destaca que durante a reunião irão defender, principalmente, a aprovação dos novos projetos, pois se trata de ações estratégicas que se implantadas, refletem na melhoria dos serviços prestados à sociedade.

“Implantar novas ações demanda aumento de despesa e, por isso, o TSE quer saber a relação custo-benefício de cada uma, a fim de verificar sua viabilidade. Para decidir pela aprovação ou não do projeto, o TSE se baseará nos argumentos apresentados pelos Regionais”, disse.

Já as despesas fixas previstas no orçamento, como pessoal, custeio da máquina, benefícios, recursos humanos e divulgação institucional tem, segundo o Coordenador de Orçamento e Finanças, Eduardo Vieira de Araújo, a aprovação garantida pelo TSE.

“Toda a despesa fixa aprovada pelo TSE para 2013 é garantida também para 2014, mais os acréscimos inflacionários. Porém, é necessário defender qualquer ação que possa majorar as despesas já existentes ou criar novas despesas”.

Segundo o diretor geral Mauro Diogo, as propostas anteriores apresentadas ao TSE foram aprovadas quase em sua integralidade. “Elaboramos uma Proposta Orçamentária para 2014 coerente com a necessidade do TRE de Mato Grosso, com estudo do custo-benefício de cada projeto e observando os princípios que norteiam a administração pública como economicidade, proporcionalidade e razoabilidade”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet