Olhar Jurídico

Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Notícias | Civil

DESTINAÇÃO DO FUNDEF

MPF instaura inquérito civil para investigar contratação de escritórios de advocacia em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MPF instaura inquérito civil para investigar contratação de escritórios de advocacia em MT
Procuradora da República, Ludmila Bortoleto Monteiro converteu Procedimento Preparatório em Inquérito Civil para investigar possível ato de improbidade administrativa cometido pela prefeitura de Nova Maringá. Apuração mira contratação de escritórios de advocacia para prestação de serviços relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o Fundef. Portaria foi assinada pela procuradora do Ministério Público Federal (MPF) no dia 20 de janeiro.


Leia mais: 
Promotor cita 'crueldade, covardia e perversidade' em feminicídio praticado por Carlinhos Bezerra

 
Desde 2015, decisão transitada em julgado do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) impôs à União a obrigação de pagar R$ 90 bilhões a título de precatórios para mais de 3,8 mil municípios brasileiros.

A dívida é fruto de um erro no cálculo do valor mínimo anual por aluno repassado aos municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).

A Ação Civil Pública recebida pelo TRF3 foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 1999 e diz respeito à complementação de valores pagos pelo Fundef entre 1998 e 2006.

Mesmo em se tratando de decisão transitada em julgado, inúmeros municípios contrataram (e ainda contratam) escritórios de advocacia para viabilizar o recebimento dos recursos. Em alguns casos, esses contratos repassam aos advogados até  30% do valor a ser recebido pelo município.

Nesse contexto, o MPF segue acompanhando a destinação do dinheiro e fiscalizando seu investimento para garantir a integral aplicação dos precatórios do Fundef na manutenção e no desenvolvimento da educação básica – como prevê a Constituição Federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet