Olhar Jurídico

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Criminal

DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS

Integrante de quadrilha flagrada tentando roubar carne de gado, vereador é condenado a 8 anos de prisão

Foto: Reprodução

Integrante de quadrilha flagrada tentando roubar carne de gado, vereador é condenado a 8 anos de prisão
O juiz Roger Augusto Bin Donega, da 2ª Vara Criminal de Primavera do Leste, condenou o ex-vereador Magnun Vinicios Araújo a 8 anos de prisão, por integrar quadrilha que foi flagrada matando e tentando roubar a carne de um dos gados da Fazenda Santa Izabel, na zona rural de Paranatinga (a 375 km de Cuiabá), em setembro deste ano.


Leia mais: 
Vereador que distribuiu dinheiro a clientes de mercado é suspeito de chefiar quadrilha que invadiu fazenda de gado

O magistrado também suspendeu os direitos políticos do parlamentar, que chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores de General Carneiro, entre 2019 e 2020. Em seu terceiro mandato, ele foi o terceiro mais votado nas eleições de 2020, quando foi reeleito com 182 votos. A sentença foi assinada no dia 6 de dezembro.

“Assim, elevo a pena em 1/3, já que o crime foi praticado mediante concurso de pessoas, bem como as circunstâncias concretas do delito, o que passa a totalizar 05 anos e 04 meses de reclusão e 13 dias-multa. Ademais, reconheço também a existência da majorante do inciso I, do parágrafo 2.º-A, do artigo 157 já que o crime foi praticado mediante a utilização de arma de fogo e ameaça, assim, elevo a pena em 2/3, o que passa a totalizar 08 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão e 21 dias-multa, que a TORNO DEFINITIVA à míngua de outras causas de aumento ou diminuição de pena”, sentenciou Roger.

O magistrado ainda suspendeu os direitos políticos de Magnun, que à época dos fatos era vereador por General Caneiro. “Com o trânsito suspendo os Direitos Políticos do Réu, e faço com fundamento nas letras do artigo 15, inciso III, da CF/88, oficie-se o TRE após o trânsito em julgado desta decisão”, anotou Donega.

O Caso
 

O vereador foi um dos integrantes da quadrilha que foi flagrada matando e tentando roubar a carne de um dos gados da Fazenda Santa Izabel, na zona rural de Paranatinga (a 375 km de Cuiabá). O gerente da propriedade rural acionou a Polícia Militar após flagrar os quatro homens tentando separar a carne do gado. A quadrilha estava em uma Amarok e usaram uma arma para abater o animal. 

Os funcionários da fazenda estavam preparando adubo no local durante a madrugada quando ouviram o barulho de um disparo. Ao se aproximarem do pasto conseguiram surpreender os criminosos que já haviam matado o gado.

Os suspeitos tentaram fugir do local na caminhonete, que usaram para tentar atropelar o gerente da fazenda. A fuga foi impedida pelo trabalhador, que acertou um dos pneus da Amarok com um tiro. A quadrilha foi imobilizada pelos funcionários da propriedade.

Em um dos vídeos, Magnun aparece machucado e o empregado da fazenda diz que ele estava roubando a carne do gado que estava no pasto para vender por preços mais baratos em seu mercado.

O vereador é dono de rede de mercados, com unidade em Primavera do Leste e gerou repercussão quando, em uma ação de inauguração da unidade, distribuiu notas de R$ 20 para os clientes, durante inauguração do estabelecimento em fevereiro deste ano.

O gerente contou aos militares que que o furto de gato no local é frequente e outros boletins de ocorrência pelo mesmo crime já haviam sido registrados. 

Ele contou aos militares que os suspeitos, então, desceram da caminhonete, mas que estavam agressivos e tentaram agredi-lo. O funcionário conseguiu tomar a arma do criminoso e deu uma coronhada no rosto dele. Com isso, as vítimas conseguiram imobilizar o bando. 

O suspeito precisou de atendimento médico na UPA de Paranatinga. A Amarok foi abandonada pela quadrilha em uma estrada rural perto da fazenda e não estava em condições de funcionamento. 

Os homens foram levados para a delegacia da cidade. O Olhar Direto tentou entrar em contato com o vereador por telefone, mas as ligações não foram atendidas. A Polícia Civil vai investigar o caso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet