Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

PROBLEMA NACIONAL

Presidente da AMAM chama a atenção para o alto número de processos nos juizados especiais

Foto: TJMT

Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, durante discurso no Fonaje

Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, durante discurso no Fonaje

O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, em discurso proferido na solenidade de lançamento do 33º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), fez um alerta para a grande quantidade de processos nos juizados especiais.

O magistrado afirmou que a situação não é um problema que afeta somente Mato Grosso, mas todos os estados do país. “O número de processos e os problemas ocorrem em todo o país, não é prerrogativa de um ou outro Estado. Por isso esse evento [Fonaje] é uma oportunidade para trocarmos idéias e conhecer o que está acontecendo em todas as unidades da federação para, ao final, divulgarmos os enunciados que darão o norte para a atuação dos Juizados no país”, afirmou Alves da Rocha, que também é presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do TJMT.

A necessidade de se priorizar o atendimento aos juizados especiais, tema do 33º Fonaje, foi considerado oportuno pelo desembargador. “O tema escolhido para este encontro tem como objetivo chamar a atenção para a prioridade que os Juizados devem ter nos tribunais de Justiça”, discursou.

Alves da Rocha entende que a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no processo de adequação dos juizados é fundamental. “A OAB sabe das dificuldades e essa é uma oportunidade para melhorarmos a prestação de serviço jurisdicional”.

A missão do Fórum é promover o aprimoramento e atualização dos magistrados, caminhando paralelamente com as mudanças ocorridas na sociedade de forma a manter o atendimento célere e sensível às necessidades do cidadão.

O Fonaje teve início na noite de quarta-feira (22) no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O Fórum segue até a sexta-feira (24), no hotel Holiday Inn Express, situado na Av. Miguel Sutil, com a presença de representantes de 24 Estados e do Distrito Federal .

Está é a segunda vez que Cuiabá sedia o Fórum Nacional de Juizados Especiais. Em 1997, Cuiabá foi o palco da 2ª edição do evento.

Veja a programação completa do 33º Fonaje
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet