Olhar Jurídico

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Criminal

VIDEOCONFERÊNCIA

PGR arquiva representação da corregedoria da Justiça de MT contra lei estadual

Foto: Reprodução

PGR arquiva representação da corregedoria da Justiça de MT contra lei estadual
A vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, arquivou representação formulada pela corregedoria-geral da Justiça de Mato Grosso contra a lei estadual 8.437/ 2006, que dispõe sobre a “utilização do sistema de videoconferência para interrogatórios e audiências à distância de presos e adolescentes infratores custodiados”. Na avaliação da corregedoria, a lei violou a Constituição Federal.


Na decisão, Duprat afirmou que, de fato, a lei questionada “padece de inconstitucionalidade formal, por usurpação da competência privativa da União para legislar sobre direito processual penal”, considerando decisões já proferidas pelo Supremo Tribunal Federal.

PGR arquiva representação do MPE contra artigo de lei sobre reembolso de despesas médicas para magistrados

Ministro do STF aceita entidade como amicus curiae em ADI contra lei estadual e resolução do TJ

“Contudo, diante da edição da lei 11.900/ 2009, que alterou o Código de Processo Penal para inserir a possibilidade de realização de interrogatório e outros atos processuais por videoconferência, não há interesse-utilidade no controle de constitucionalidade do referido ato normativo. É que as eventuais nulidades geradas pela vigência da lei estadual, ao tempo em que ainda não havia previsão em lei federal, não podem ser suscitadas em sede de controle abstrato”, escreveu Duprat.

A lei questionada pela corregedoria foi apresentada pelo então deputado Gilmar Fabris e sancionada pelo então governador Blairo Maggi (PR) em janeiro de 2006. A representação está na Procuradoria Geral da República desde 2006. Aprovada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a decisão foi proferida por Duprat no último dia 30. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet