Olhar Jurídico

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Geral

CONTRA A PEC 37

Livro do MP cita duas operações realizadas em MT entre iniciativas consideradas exitosas

Foto: Reprodução

Livro do MP cita duas operações realizadas em MT entre iniciativas consideradas exitosas
Em mais uma ação contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37/ 2011, o conselho nacional dos procuradores-gerais dos Ministérios Públicos vai lançar o livro “Investigações exitosas realizadas pelo Ministério Público Brasileiro” na próxima terça-feira (21) na comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.


Apelidada de "PEC da impunidade", a proposta pretende restringir os poderes de investigação criminal às polícias civil e federal, impossibilitando a atuação de outros órgãos, como o Ministério Público (MP).

Investigações realizadas pelo MP em todo o país no combate à criminalidade e à corrupção estão descritas no material. Das 73 operações realizadas pelo MP e citadas no livro, duas ocorreram em Mato Grosso: “Arca de Noé” e “Maranelo”.

STF rejeita embargos de Arcanjo em processo referente a assassinato de empresário
STF também nega liminar em reclamação ajuizada por Riva e Bosaipo contra condenação

A primeira, segundo o livro, resultou na “prisão de João Arcanjo Ribeiro, o mais poderoso chefe do crime organizado em Mato Grosso, que construiu um império, fez fortuna com atividades ilícitas e estava infiltrado no poder estadual”. A operação aconteceu no final de 2002 em parceria com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal (PF). Arcanjo continua preso.

Já a “Maranelo”, executada em parceria com a Polícia Civil e com a PF, resultou na apreensão de 483 quilos de cocaína e veículos e na prisão de 24 pessoas. Trinta e cinco envolvidos foram denunciados à Justiça por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet