Olhar Jurídico

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Geral

GREVE NO JUDICIÁRIO

Servidores do TJMT revelam frustação com gestão de Orlando Perri

Foto: Olhar Direto

Servidores do TJMT revelam frustação com gestão de Orlando  Perri
A comissão de greve do Sindicato dos Servidores do Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) revelou descontentamento com a gestão do atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri. Os servidores alegaram que se sentem frustados por não terem sido atendidos no tocante ao acordo firmado em 2011, após uma greve de mais de 100 dias.


Servidores do TJMT iniciam greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

“Perri foi ótimo gestor e esperávamos que quando ele chegasse à Presidência a situação seria diferente, coisa que não aconteceu. Sabemos que a gestão dele tem pouco mais de dois meses, mas deve ser levado em conta a questão institucional. Foi feito um planejamento, firmado com um acordo com a gestão anterior e esse acordo não foi cumprido. A greve foi a única saída. Estamos frustrados”, a fala é de Rosenwal Rodrigues, presidente do Sinjusmat.

A revelação foi feita durante reunião realizada nesta quinta-feira (16) no escritório do advogado Eduardo Mahon, com a participação de um grupo de dez advogados independentes, servidores do TJMT e veículos de imprensa.

Rosenwal também criticou a atitude do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Maurício Aude, que classificou a paralisação como extemporânea e sugeriu acionar a Justiça para decretar a ilegalidade do movimento.

“Muito me admira do Maurício Aude criticar a greve, sendo que ele estava presente quando o sindicato, Judiciário e o antigo presidente da OAB [Cláudio Stábile] assinaram o acordo. Agora quer dizer que esse acordo não vale nada? A OAB deveria representar melhor e não prestar esse tipo de papel", sustentou.

O advogado Eduardo Mahon, que intermediou a reunião, revelou lamentar a greve e mostrou indignação com a presidência da OAB/MT, pela ameaça de pleitear a ilegalidade do movimento. "Lamentamos a incoerência da Ordem dos Advogados quanto à greve dos servidores do Poder Judiciário. Em 25 de outubro de 2011, o Pres. da OAB assinou um termo de compromisso, onde na cláusula quinta, o TJ obrigou-se a implantar o plano de progressão funcional a partir de 31 de dezembro de 2012. Agora, a Ordem sem qualquer tentativa de diálogo, atira pedras contra os grevistas. É preciso compreender que o caminho da negociação é o melhor para que a advocacia não sofra e que a greve termine, ao mesmo tempo em que o TJ cumpra seus compromissos e as leis sejam respeitadas".

A principal exigência o dos servidores é quanto ao cumprimento da lei que instituiu o Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração (SDCR). Com ele, a categoria teria direito a um aumento de aproximadamente 30%, o que representa cerca de R$ 1 mil. Atualmente os servidores recebem um auxílio alimentação de R$300.

O Sinjusmat aponta que o alto número de trabalhadores comissionados prejudica o cumprimento dos acordos firmados com servidores efetivos. "Ao todo o Judiciário em Mato Grosso tem 5,5 mil trabalhadores, deste 2 mil são comissionados e 60% desse efetivo atua dentro do Tribunal de Justiça. Se cortar os comissionados o orçamento seria suficiente. Tem que cortar pela raiz", explicou Rosenwal.

Desde que a greve foi iniciada, na segunda-feira (13), servidores e a presidência do TJMT ainda não se encontraram. "Estamos abertos para propostas, desde que atenda o acordo firmado anteriormente", garantiu Rosenwal.

O presidente do TJMT, o desembargador Orlando Perri, por meio de nota, manifestou que considera extemporânea a decisão Sinjusmat em deflagrar greve geral no decorrer de uma negociação. Perri garantiu que embora esteja no comando do TJMT há pouco mais de dois meses, tem realizado constantes reuniões com membros das entidades representativas dos servidores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet