Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

“Trabalhadores não devem ter vergonha de lutar por 'salários' dignos”, diz Lamachia, no lançamento da Campanha pela Dignidade dos Honorários em SC

A Seccional catarinense da OAB aderiu oficialmente nesta quinta-feira (2) à Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários. O evento, no gabinete da presidência, contou com a presença do presidente nacional em exercício da OAB, Claudio Lamachia, que atendeu a um convite do presidente da seção, Tullo Cavallazzi Filho. Durante a solenidade, foi criada a coordenação estadual da campanha, sob a responsabilidade dos advogados Luiz Mário Bratti, Paulo Milléo e André Dacol.

“Defender a dignidade dos honorários não é um movimento meramente corporativo, pois advogado fraco, sociedade fraca”, disse Lamachia, lembrando que “os honorários dos advogados são o salário desses profissionais e ninguém precisa se envergonhar de defender um 'salário digno'”.

O movimento nacional pela defesa de honorários advocatícios ganhou força na atual gestão do Conselho Federal, presidido por Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Além de uma Procuradoria Nacional de Honorários, foi criada também a Ouvidoria Nacional de Honorários que, junto com a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e a Escola Nacional de Advocacia, estão à frente da iniciativa. “Vamos mapear as situações de aviltamento de honorários nos Estados e, a partir daí, procurar os magistrados para conversar”, comentou Lamachia.

O Diretor-Tesoureiro da OAB/SC, Luiz Mário Bratti, coordenador estadual da campanha, em seu discurso, disse que estava feliz com o movimento iniciado pelo Conselho Federal e lembrou sua dedicação à causa da dignidade dos honorários. "Há mais de 20 anos tenho estudado o assunto e alertado para a importância de nos engajarmos a ela".

Cavallazzi agradeceu o empenho de Lamachia, que mudou a agenda para vir ao Estado. Disse que a nova gestão da OAB catarinense “é majoritariamente formada por advogados de linha de frente, que exercem a advocacia no dia a dia, e por isso essa campanha logo ganhará os fóruns em todo o Estado”. O presidente da seccional também anunciou que no próximo dia 6 reunirá os desembargadores do Tribunal de Justiça eleitos pelo Quinto Constitucional para um almoço. Na pauta, a valorização dos honorários advocatícios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet