Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

PJe em Diamantino é momento mágico, diz presidente local da OAB

“É evidente que só temos que tecer elogios a essa modernidade. Acabamos de presenciar um momento mágico aqui nesta sala”. A fala é do presidente da subseção de Diamantino da OAB/MT, Gildo Capeleto, em referência ao protocolo da primeira ação via Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara Trabalhista do município, ocorrido às 11h18 desta sexta-feira (19) e realizado pelo advogado Fabrício Carvalho.

Fazendo menção à expressão de sorriso que cada um presente na solenidade manifestou durante o ato, Gildo Capeleto afirmou que mais do que a distribuição de um processo trabalhista ocorreu naquele momento a distribuição da felicidade. “Estamos diante do melhor provimento que o poder judiciário poderia nos dar. Passamos por uma experiência que é imutável. A modernidade é isso e ela veio para nos ajudar”, destacou ele.

A instalação do sistema na unidade, que é a 35ª da Justiça do Trabalho em Mato Grosso a operar através da ferramenta, ocorreu com sucesso.

O juiz titular da Vara Trabalhista, Júlio Cândido, destacou a economia que o PJe trará em todos os aspectos, mas enfatizou seus benefícios em relação ao tempo. “Hoje, o que mais nos oprime é a falta de tempo. Dessa forma, nós estaremos contribuindo, de uma maneira geral, para que as pessoas, e principalmente o jurisdicionado, possam ter o resultado daquilo que ele deseja com maior brevidade”, afirmou.

“Nessa cidade onde o antigo e o novo preservam as tradições e evolui do ouro metal para o ouro vegetal, certamente o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho haverá de prosperar, assumindo em cada um de nós a responsabilidade que nos cabe, sempre tendo em vista o interesso público e a satisfação dos nossos clientes e jurisdicionados”, destacou, por sua vez, o presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente.

Divulgação

Curso ministrado pelo TRT/MT aos advogados da região de Diamantino foi de quinta (18) a sexta (19)
Antes do início da solenidade, advogados da região estiveram reunidos com o desembargador-presidente e com o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do processo de implantação do PJe da Justiça do Trabalho no estado, Juliano Girardello. Tarcísio Valente salientou que o advogado é quem mais ganhará com o sistema, pois não mais precisará se deslocar à vara. “É uma economia de combustível, tôner e papel”, afirmou ele.

O presidente do TRT também destacou a parceria da OAB/MT na construção do PJe, a quem classificou como a subseção mais proativa e participativa do país.

A reunião com os advogados ocorreu ainda no contexto do curso que o próprio Tribunal tem ministrado aos profissionais da região. Conforme informou o juiz Juliano Girardello, é uma política do TRT de Mato Grosso instalar o PJe nas varas somente após os advogados estarem capacitados na ferramenta e, para isso, o Tribunal disponibilizou uma equipe de servidores para ministrar a capacitação no município.

Prestigiaram a solenidade em Diamantino o vice-prefeito do município, Valdiney Teodoro, o juiz federal Henrique Gouveia, o delegado civil Paulo Sérgio Medeiros, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Claudemar Costa, e o reverendo Pedro, da Igreja Presbiteriana do Brasil, que ministrou uma rápida palavra ao final da solenidade, além de outras autoridades locais. Também marcou presença o secretário de Tecnologia da Informação do TRT/MT, Marcelo Kobayashi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet