Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Judiciário de MT quer rapidez em infromações processuais

O Poder Judiciário de Mato Grosso busca uma forma inteligente para compilar os dados relacionados aos processos em tramitação na Primeira e Segunda Instância e para isso está implantando uma ferramenta chamada Business Inteligence (BI), em português Inteligência do Negócio. Depois de implantado, o sistema vai permitir rapidez e celeridade na extração de dados considerados complexos como, por exemplo, a quantidade de processos de violência doméstica contra a mulher nas 79 comarcas do Estado ou quantos processos de divórcio foram julgados no ano.

As informações conseguidas a partir da integração dos bancos de dados servirão para fundamentar o relatório Judiciário em Números, emitido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, para se levantar esses números são necessários pelo menos 79 relatórios diferentes, referentes a cada uma das comarca do estado, e contar um a um.

“Nós já temos esse material em nossos bancos de dados, que é uma maneira segura de guardar informações sobre negócios, pessoas, produtos e lugares, mas esse banco não é inteligente. Ele é só armazenamento. Para obter esse tipo de informação de forma eficaz é preciso ter uma ferramenta gerenciável, acessível e analisável. E o BI faz esse papel”, explica o juiz responsável pela implantação, Lídio Modesto da Silva Filho.


Ainda segundo o magistrado, o prazo final para que o BI esteja implantado e funcionando com plena eficácia será em novembro de 2013, entretanto, em julho já será possível gerar alguns dados compilados pela ferramenta. Até o momento somente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem esse sistema de informação estruturada.

Em Mato Grosso, o Business Inteligence vai integrar os dados dos sistemas utilizados para gerenciamento de processos como Apolo, Primus, Proteus, Processos Judicial Eletrônico (PJe) e Processo Judicial Digital (Projudi). Para isso, já estão sendo levantadas informações sobre os bancos de dados desses sistemas, realizadas reuniões com os desenvolvedores de alguns dos softwares e também já foram adquiridos os programas necessários para a integração do sistema. A implantação do BI será feita pela empresa Allen, ganhadora da licitação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet