Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Civil

Após notificação

Estado deixa de cobrar pela emissão de certidões negativas de antecedentes criminais

Estado deixa de cobrar pela emissão de certidões negativas de antecedentes criminais
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, decidiu suspender a cobrança de taxas para emissão de certidões ou atestados negativos de antecedentes criminais emitidos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), após notificação recomendatória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

MPE formula reclamação disciplinar ao CNJ contra magistrado que absolveu acusado de exploração de prestígio

Segundo informações do MPE, a Constituição Federal assegura o direito à obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimentos de interesse pessoal, independentemente do pagamento de taxas. Para cada certidão, o valor cobrado era de R$ 58.

Segundo o promotor de Justiça Ezequiel Borges, antes da notificação recomendatória do MPE, apenas pessoas desempregadas possuíam a isenção do pagamento de taxa para obtenção da referida certidão. Ele argumenta que o dispositivo constitucional que assegura a gratuidade na obtenção de certidões não faz nenhuma ressalva e é estendida a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no País.

“É inconcebível que o Estado garanta o pleno exercício do direito de certidão a uma parcela dos cidadãos e, no entanto, embaraça-o em relação à outra que representa, consideravelmente, aqueles que dependem do documento para obtenção de um emprego, inclusive na própria Administração Pública”, finalizou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet