Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

Esmagis-MT recomenda palestras em vídeo

O primeiro vídeo acerca dos conhecimentos adquiridos por magistrados brasileiros durante o curso La Corruption : Détection, Prévention, Répression, ministrado pela Escola Nacional de Magistratura da França, já está disponível para acesso dos magistrados mato-grossenses. Clique aqui para assistir.

www.nucleomedia.com.br/tjsp-epm

A recomendação para que os juízes e desembargadores assistam ao material é da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) , cujo diretor-geral é o desembargador Paulo da Cunha.

O primeiro vídeo é conduzido pelo juiz da Primeira Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, que durante 1 hora e 26 minutos faz a introdução e apresenta a estrutura do curso, além de ressaltar os principais pontos abordados e traçar considerações.

A indicação feita pela Esmagis-MT segue premissas da diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) , ministra Eliana Calmon. Durante os cinco dias de curso, desenvolvido em forma de painéis, foram abordados temas como luta contra a corrupção, tipos de conduta atentatórias a probidade e análises de casos, prevenção à corrupção nos setores público e privado, sensibilização de agentes públicos e privados ao combate da corrupção, papel das organizações no combate, serviços de investigação, pontos de vista da sociedade civil e ONGs e experiências estrangeiras. Na oportunidade as delegações expuseram iniciativas locais quanto ao combate à corrupção.

“É interessante ver que países cuja independência se deu recentemente estão preocupados com o combate à corrupção. Aqui no Brasil é um problema grave, temos a necessidade de impedir isso. Posso dizer que é um fenômeno mundial de grande preocupação. O próprio fato de a Escola Nacional Francesa desenvolver este curso de formação e sensibilizar profissionais de vários países já demonstra a preocupação quanto a este problema comum”, pontuou o juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho. O magistrado disse que para participar do curso era necessário comprovar conhecimento na língua francesa e que representantes de vários países participaram do evento, como Marrocos, Egito, Gabão e Camarões.

A outra palestra será disponibilizada no próximo dia 28 pelo endereço eletrônico http://streaming.trf4.jus.br/emagis . Ela será ministrada pela magistrada Cristiane de Albuquerque Vieira, juíza federal do Rio Grande do Sul, a partir das 14h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet