Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Dicas para atuação em Tribunal do Júri são abordadas em palestra na OAB/MT

A importância de atuar com seriedade, honestidade e do aprimoramento constante para o sucesso da carreira foram destaques durante a palestra do advogado André Jacob sobre o Tribunal do Júri durante a tarde de formação aos compromissandos na OAB/MT nesta quarta-feira (6 de fevereiro).

O advogado, que também leciona há 11 anos, relatou que iniciou a atuar em júri quando ainda era estagiário, pedindo o processo mais complexo para acompanhar em Várzea Grande. Hoje já atuou em mais de 250 e acredita que a busca por novos conhecimentos trouxe segurança e maturidade para bem defender seus clientes.

Ele apontou artigos previstos na legislação acerca dos direitos garantidos ao réu para que o advogado possa promover a sua ampla defesa, como a oitiva de testemunhas imprescindíveis; abordou sobre a escolha dos jurados, sobre os impedimentos, casos de nulidade; apontou fatos que podem gerar questionamentos em favor do acusado, entre outros.

O palestrante defendeu a prerrogativa do advogado de não ser confundido com o fato de defender um cidadão que cometeu um crime. “O advogado é um profissional e o seu cliente é outra pessoa. Por vezes, somos aviltados e chamados de criminosos por defender alguém em Júri, mas não deve haver distinção entre nós e os juízes ou promotores. Sem o advogado não é feita a justiça e por isso deve haver respeito à nossa profissão”, consignou.

André Jacob finalizou destacando aos novos advogados e estagiários que para obter sucesso na carreira é também necessário fazer a melhor defesa àqueles clientes desassistidos, pois essa atuação será bem vista e reconhecida. “Com persistência e perseverança vocês certamente chegarão à vitória”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet