Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Projeto do Senado que obriga informação sobre emissão de poluentes pelos veículos já está na Câmara

Está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados um projeto de lei do Senado que obriga fabricantes, comerciantes e órgãos de licenciamento de veículos automotivos a divulgarem dados sobre a emissão de gases poluentes.

O PLS 38/2011 (PL 3955/2012, na Câmara), do senador Clésio Andrade (PR-MG), foi aprovado em maio de 2012 na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. De acordo com o texto, as informações sobre a emissão de gases poluentes – inclusive os causadores do efeito estufa – decorrentes da queima de combustíveis deverão constar de peças publicitárias, da nota fiscal de venda e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Por iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi relator da proposta na CMA, os consumidores deverão ser informados ainda sobre o gasto médio de combustível e especificações de uso, segurança e manutenção de cada veículo. O senador fez os acréscimos ao projeto por sugestão do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e também decidiu impor a exigência de fornecer essas mesmas informações aos comerciantes e aos órgãos de licenciamento no caso de veículos usados.

“Concordamos com o argumento de que o poder de escolha do consumidor é fundamental para o cumprimento de objetivos ambientais e que a opção do consumidor só será consciente se ele dispuser de informações adequadas”, observa Cristovam Buarque no parecer.

Segundo o autor, os veículos automotivos são, no Brasil, a segunda maior fonte emissora de dióxido de carbono na atmosfera. Clésio Andrade argumenta que um consumidor informado sobre o potencial poluente de cada veículo terá condições de fazer escolhas mais conscientes e, assim, ajudar a reduzir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente.

O projeto está na Comissão de Viação e Transporte da Câmara e tem parecer favorável do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG), que reforça o argumento de Clésio Andrade. Para o deputado, a informação faz com que o consumidor participe da luta contra a poluição do ar.

“De fato, embora seja essencial a instituição de limites de emissão de poluentes (...), é também indispensável que, por meio de informação acerca do desempenho dos diferentes modelos de veículos no quesito ambiental, seja o consumidor chamado a participar (...) da luta pela redução da poluição atmosférica, problema crônico nas grandes cidades brasileiras”, afirmou Diego Andrade.

Se aprovado nessa comissão, o projeto ainda tem que passar pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet