Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

avanços

Documentos tramitados no TRE-MT só poderão ser digitais

Foto: Reprodução

TRE implanta Processo Administrativo Eletrônico

TRE implanta Processo Administrativo Eletrônico

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) finalizou a implantação do sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PAE) nesta quarta-feira (02). Todos os procedimentos que precisarem ser feitos com os documentos administrativos do Tribunal serão atendidos apenas por meio digital.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE-MT, a medida possibilitará ao Tribunal uma economia de R$ 190 mil ao ano e o colocará entre as administrações mais modernas do Brasil.

O presidente da Comissão de Implantação do PAE, Paulo Farias Nazareth Netto, afirmou à assessoria do TRE que a viabilidade técnica e a economia substancial aos cofres públicos motivaram a implantação do sistema, que ganhou força na atual em gestão em virtude do crescimento acelerado do número de documentos que são criados ou protocolados no TRE-MT.

Juíza rebate críticas de morosidade sobre apuração de processos eleitorais

PEC propõe unificação das eleições no país a partir de 2022

Paulo Netto forneceu dados constatando que de 2001 a 2011 o número de documentos protocolados saltou de 8.385 para 68.930 por ano, e somente em 2012 o Tribunal registrou mais de 140 mil documentos.

Três etapas

O presidente da Comissão que implantou o PAE explicou ainda que o projeto para informatizar os procedimentos do TRE-MT foi feito em três partes, faltando apenas uma para finalizar o novo modo de operação da Justiça Eleitoral do Estado. A primeira fase se deu no dia 26 de dezembro com a implantação experimental do sistema, em que os servidores poderiam criar documentos de forma digital ou no papel. A segunda fase foi marcada nesta segunda-feira (02) com a implantação integral do meio digital nos âmbitos do TRE. A última fase se dará em 2 de fevereiro, quando os Cartórios Eleitorais passarão a criar e encaminhar documentos de forma exclusivamente eletrônica.

A assessoria do TRE afirmou que ideia original partiu do TRE do Paraná onde o sistema já está em funcionamento.  Servidores do TRE-MT fizeram uma visita realizada em abril de 2011, com o objetivo de conhecer os sistemas e processos de trabalho utilizados pela Justiça Eleitoral do Paraná. Na visita, os servidores puderam conhecer o PAD (Processo Administrativo Digital), um sistema desenvolvido pelo próprio Tribunal que tornava eletrônico todo o processo administrativo e iniciaram o mesmo processo em Mato Grosso.

Com informações da assessoria de imprensa do TRE-MT

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet