Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

TJMT lança nova ferramenta de consulta on line

Com poucos cliques, qualquer pessoa pode ter informações com relação a expedientes e processos administrativos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como pedidos de pagamento de diárias, férias, licenças, ata de registro de preços, aposentadoria, licitações, nomeações e exonerações. A pesquisa já está à disposição da sociedade no Portal do Poder Judiciário (www.tjmt.jus.br). Basta clicar na guia Serviços (inferior portal), Consulta Processual. Em seguida será aberta a página de buscas de processos. Clique aqui.

O sistema foi desenvolvido dentro do CIA - Controle de Informações Administrativas. A medida visa ampliar o acesso a informações e demonstrar a transparência do Poder Judiciário de Mato Grosso.

“O sistema de pesquisa foi uma determinação do presidente do TJMT, Rubens de Oliveira, e atende à Lei de Acesso a Informações. Além de disponibilizar consultas, diminuirá o número de ligações entre os setores do Tribunal em até 80%, já que muitas pessoas utilizam o telefone para saber o andamento destes tipos de feitos”, pontuou o coordenador de Tecnologia da Informação, Carlos Campelo.

O mecanismo de pesquisa foi desenvolvido pela TI do TJMT durante quatro meses. O gerente sênior de projetos de TI, Odilon Rauen Júnior, fez a apresentação aos representantes de Coordenadorias do Tribunal. Ele demonstrou como a consulta é simples e rápida. “É um sistema ágil que o usuário poderá utilizar a qualquer momento. Desenvolvemos várias formas para se localizar a informação pretendida. Pode ser pelo nome, CPF, CNPJ, nome do advogado, OAB e a Numeração Única”, explicou o gerente.

Ele também informou que processos sigilosos não estarão à disposição para consultas, como previsto em lei. O interessado poderá ter acesso a informações sobre empresas e servidores. A busca será fonética, ou seja, em caso de grafia errada o sistema mostrará os mais próximos e semelhantes.

Atualmente as Coordenadorias que mais têm expedientes e processos administrativos são as Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, de Magistrados e Corregedoria Geral da Justiça. Para a coordenadora Financeira do TJMT, Márcia Regina da Silva Santos o sistema, além de facilitar o acesso às informações, diminuirá o número de ligações ao setor. “Em alguns momentos as ligações atrapalham, pois temos que parar as atividades para fornecer informações. Agora elas poderão ser acessadas facilmente. Será bom para todos”, comentou a diretora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet