Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

propina da Odebrecht

Ministério Público pede extinção do inquérito instaurado contra ex-procuradores e secretário

Foto: Reprodução

Ministério Público pede extinção do inquérito instaurado contra ex-procuradores e secretário
O Ministério Público do Estado (MPE) se manifestou pela extinção da punição em face dos ex-procuradores do Estado de Mato Grosso, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, Francisco Gomes de Andrade e do ex-Secretário Adjunto do Tesouro Estadual, Edmílson José dos Santos, alvos de inquérito instaurado para apurar prática do crime de corrupção passiva consistente no suposto recebimento de propina paga pela Odebrecht, entre 2006 e 2007.

Leia mais
A Lava Jato chega a Mato Grosso: conheça os 13 citados pelos delatores da Odebrecht

 
Assinada pela promotora Daniela Buttner Castor, no último dia 29, a manifestação do órgão ministerial apontou pela extinção tendo em vista a prescrição dos crimes imputados, uma vez que já se passaram 16 anos dentre os fatos e a pretensão punitiva. Com isso, requereu o arquivamento em relação aos três.

O parecer ministerial se deu em resposta ao pedido defensivo da Edmilson José, requerendo a suspensão do feito por conta da prescrição e ausência de justa causa para a continuidade do inquérito.

Os fatos apurados no inquérito surgiram com base em informações reveladas em acordo de leniência celebrado pela Odebrecht, baseados em depoimentos prestados pelos diretores da companhia Pedro Augusto Carneiro Neto e José Antônio Pacífico Ferreira.

Nos depoimentos, eles afirmaram que teriam recebido, entre 2006 e 2007, R$ 330 mil para que priorizassem os trabalhos perante comissão formada por técnicos do Governo de Mato Grosso e representantes do Governo Federal, encarregados de examinar créditos previdenciários que seriam repassados a companhia referente ao pagamento de obras realizadas na MT-010.

Os pagamentos teriam sido destinados, conforme os depoimentos, à João Virgilio, Edmilson e Francisco Gomes de Andrade, o Chico Lima.

Ocorre que o acordo de leniência foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal e, com isso, as informações prestadas pelos diretores, e que incriminariam Edmilson, perderam os efeitos legais. Além disso, há a hipótese da prescrição, que foi confirmada pelo Ministério Público.

Em análise aos autos, que tramitam em sigilo, a promotora de Justiça deu parecer no sentido de que a investigação não deve continuar, já que houve, de fato, a ocorrência da prescrição.

“Diante do exposto, o Ministério Público manifesta-se pelo reconhecimento da extinção da punibilidade dos investigados João Virgílio do Nascimento Sobrinho, Francisco Gomes de Andrade e Edmílson José dos Santos, em razão da prescrição da pretensão punitiva do Estado e pugna pelo arquivamento do feito”, manifestou o órgão ministerial.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet