Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

SEM DEMOLIÇÃO

TJ atesta mais de duas décadas de ocupação e mantém famílias de VG em imóveis

Foto: Reprodução

TJ atesta mais de duas décadas de ocupação e mantém famílias de VG em imóveis
O Tribunal de Justiça (TJMT), por unanimidade, revogou decisão que havia determinado a retirada de famílias e duas igrejas, bem como a demolição de edificações, do Parque Residencial Corsário, em Várzea Grande. Magistrados da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo seguiram o voto do relator, juiz convocado Edson Reis, e acordaram em deferir agravo de instrumento proposto pelos ocupantes da área. Acórdão foi publicado no final de outubro.

Leia também 
Membro da Comissão Especial Eleitoral da OAB, Lauro da Mata destaca papel da advocacia nas eleições

 
Ação pedindo a desocupação do local foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE) em 2020, sob alegação de que o residencial foi invadido de forma irregular, uma vez que as quadras 05, 09 e 10 são áreas destinadas à equipamentos comunitários.

Além disso, o órgão ministerial aponta que os lotes pertencem ao município e que a área em litígio não tem infraestrutura apta para atender as necessidades das pessoas que ali vivem. Manifestou ainda no sentido de que algumas das ocupações não foram destinadas à moradia, mas disponíveis para venda ou aluguel e que o ente municipal foi omisso em seu dever de fiscalização das ocupações irregulares das áreas públicas.

Diante disso, em março daquele ano, a juíza Glenda Moreira Borges, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, acatou pedido do MPE e determinou que os ocupantes saíssem do local em 30 dias e, em 60, promovessem a demolição dos imóveis abandonados, bem como realizassem o cercamento da área não ocupada com a respectiva fiscalização para coibir eventuais novas invasões.

Contra a decisão, os ocupantes do local ajuizaram recurso no Tribunal de Justiça sustentando que algumas famílias lá residem desde 1999, com a respectiva autorização do município.

Documentos também foram juntados aos autos no sentido de comprovar que a compra e venda dos imóveis corroboram com a autorização municipal para a ocupação, além de que a área em que o residencial foi construído se deu nos termos da lei, há mais de 20 anos.

Com isso, as famílias pediram a derrubada da decisão que determinou a demolição dos imóveis. O argumento foi de que demolir as residências antes de oportunizar a instrução probatória poderia colocar em risco todo o processo diante da eventual comprovação de inexistência de dano.

Examinando o caso, Edson Dias Reis constatou que as famílias demonstraram nos autos a autorização municipal para a ocupação, mesmo que precária, do local. Também foi considerado pelo magistrado que as edificações foram levantadas há mais de 20 anos, o que afasta a urgência de decisão sobre o pedido ministerial.

O relator asseverou que “existem dúvidas a respeito da invasão de área pública, deve ser a questão aferida no mérito, a fim de que sejam definidos os exatos contornos e limites das áreas, não havendo que se falar em periculum in mora e, consequentemente, na possibilidade de concessão de medida liminar, considerando, sobretudo, a possível irreversibilidade decorrente de eventual demolição das construções edificadas no local”.

Com isso, diante do possível esvaziamento da ação pela demolição dos imóveis, o relator deu provimento ao agravo de instrumento ajuizado pelas famílias que residem no local e revogou a decisão que havia determinado a demolição dos imóveis e a desocupação da área.

“Por tais razões, a demolição dos imóveis residenciais no prazo de 30 dias, cuja providência possui caráter satisfativo, esvazia o objeto da ação originária, mostrando-se irreversível, sobretudo na eventual improcedência da ação. Ante o exposto, conheço do recurso e lhe dou provimento para revogar a decisão a quo que determinou a desocupação da área, demolição e remoção das construções”, votou, seguido à unanimidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet