Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

CRITÉRIO DE ANTIGUIDADE

TJMT escolhe Graciema Caravellas e Sebastião de Arruda como novos desembargadores

26 Out 2023 - 16:21

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Pedro Coutinho

Foto: Alair Ribeiro/ TJMT

TJMT escolhe Graciema Caravellas e Sebastião de Arruda como novos desembargadores
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu nesta quinta-feira (26), por unanimidade, os nomes de Graciema Ribeiro de Caravellas e Sebastião de Arruda Almeida como os novos desembargadores do órgão. A sessão ocorreu nesta tarde no Tribunal Pleno. 

Leia também 
OAB terá eleição indireta e com paridade entre homens e mulheres à vaga de desembargador


A previsão inicial era de que três nomes fossem escolhidos nesta quinta, atendendo aos critérios de antiguidade. No entanto, a definição da terceira vaga ficou suspensa. O motivo é que o juiz  Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, que era o segundo colocado seguindo o critério de antiguidade estabelecido pela Corte, concorre também pelo critério de merecimento. Com isso, o Pleno do Tribunal vai analisar o caso em separado em outra sessão. 

Ao todo, 26 juízes se inscreveram para disputar as três vagas por antiguidade. Dentre eles, Graciema Ribeiro de Caravellas (1ª na posição de mais antiga), Jorge Luiz Tadeu Rodrigues (2º na posição de antiguidade); Sebastião de Arruda Almeida (3º), Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo (4ª), Paulo Sérgio Carreira de Souza (5º), Juanita Cruz da Silva Duarte (6ª) e Sérgio Valério (7º).

No último dia 9, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, publicou o edital para o preenchimento do cargo. Reservadas à carreira da magistratura, foram abertas quatro vagas para o critério de merecimento e três de antiguidade. Duas foram reservadas ao Quinto Constitucional, uma para membro do Ministério Público e outra para advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Em relação às vagas reservadas ao quinto constitucional, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de MT (OAB-MT), são comunicados sobre a existência das vagas, para que adotem as providências necessárias para formação das respectivas listas que devem ser encaminhadas ao Tribunal de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet