Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

TUTELA DE URGÊNCIA

Justiça dá 24 horas para que governo promova tratamento adequado a criança de três anos com tumor no cérebro

Foto: Reprodução

Justiça dá 24 horas para que governo promova tratamento adequado a criança de três anos com tumor no cérebro
A juíza Maria Lúcia Prati determinou que o Estado de Mato Grosso realize, em 24 horas, o exame de imuno-histoquímica e proceda o tratamento adequado ao pequeno Vinny de Paula Lima, de três anos de idade, que está internado no Hospital Estadual Santa Casa há cerca de 36 dias, após descobrir um tumor cerebral. Inicialmente, a criança iria tratar de uma alergia, quando apresentou uma anormalidade no olho e passou por alguns exames, incluindo tomografia, detectando o tumor na parte frontal do crânio. 

Leia mais 
Criança de três anos com tumor no cérebro aguarda há 30 dias na Santa Casa para realizar cirurgia

 
Desesperada, a mãe, Edineide de Paula Lima, 43 anos, recorreu à Defensoria Pública, para conseguir uma vaga para a cirurgia. No entanto, desde então, ela não sabe quando o procedimento para retirada do tumor será realizado. 

Compadecido, um advogado leu a matéria que tratou sobre o caso no Olhar Direto e ajuizou ação de obrigação de fazer com tutela de urgência, visando garantir o tratamento adequado ao menor.

A magistrada, então, considerou o estado grave da saúde do infante e apontou que a demora na realização do tratamento adequado lhe causará danos irreversíveis. Nesse sentido, deferiu o pedido com a tutela de urgência, determinando que o Estado de Mato Grosso promova, em 24 horas, a realização do referido exame.
Além disso, que transfira Vinny a leito de UTI pediátrica ou mediante tratamento fora de domicílio (TFD), além de procedimentos como consultas, medicamentos e internações, sob pena de bloqueio de verbas públicas.

“Defiro o pedido e determino ao Estado de Mato Grosso que promova a realização do exame de imuno-histoquímica e, após, proceda à continuidade do tratamento adequado do menor de inclusive, inclusive com sua transferência a leito de UTI pediátrica ou mediante tratamento fora de domicílio (TFD), conforme prescrição médica, além de outros procedimentos, consultas, medicamentos e internações, sob pena de bloqueio de verbas públicas”, decidiu a magistrada nesta segunda-feira (23).

“Ele está há 36 dias no santa casa para realizar a cirurgia do tumor, que está na cabeça. E até agora nada, era para um otorrino fazer essa cirurgia. Eu estou desesperada, não sei mais o que fazer. O tumor já está saindo para fora do nariz dele e sangrando”, conta a mãe. 

Vinny está sem enxergar e não consegue abrir os olhos, por conta do tumor que se espalhou pela face. Ainda não se sabe se é benigno ou maligno. Os médicos informaram Edineide, no sábado (21), que aguardam o resultado do exame de imuno-histoquímica para dar prosseguimento à cirurgia, sem data certa.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) que emitiu a seguinte nota:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Hospital Estadual Santa Casa, informa que o paciente passou por exames de imagem e laboratoriais para diagnóstico e, no momento, aguarda resultado da biópsia para prosseguir com o tratamento; o resultado deve ficar pronto até o dia 30 deste mês.

A SES ainda esclarece que o paciente está recebendo todo atendimento necessário a seu quadro clínico e sendo acompanhado pelo neurocirurgião e otorrino do hospital.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet