Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

UNANIMIDADE

TJ acolhe pedido da Fiemt e derruba taxa de segurança pública exigida das indústrias de Mato Grosso

Foto: Reprodução

TJ acolhe pedido da Fiemt e derruba taxa de segurança pública exigida das indústrias de Mato Grosso
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por unanimidade, derrubou a lei que determinava a cobrança de taxa de segurança pública de indústrias de Mato Grosso. A decisão plenária foi proferida nesta quinta-feira (14) atendendo ação da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Leia mais
Produtor tenta anular condenação por desmatar 208 hectares em sua fazenda; presidente do STF nega


A decisão unânime seguiu o voto do relator do Órgão Especial, desembargador Márcio Vidal, que acolheu a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Fiemt. Os contribuintes deixarão de pagar a taxa a partir da publicação da decisão. 

A Federação defendeu a derrubada da  Lei Estadual 4.547, de 28 de dezembro de 1.982 pois entende que a segurança pública deve estar à disposição de toda coletividade, sendo um dever de Estado cumprir e prestar o serviço público.

“Os serviços públicos, ditos também universais, são os prestados uti universi, isto é, a todos os cidadãos. Eles alcançam a comunidade, com um todo considerada, beneficiando número indeterminado (ou, pelo menos, indeterminável) de pessoas. Ou seja, esses serviços devem ser custeados pelos impostos”, defendeu a instituição na ação proposta em novembro do ano passado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet