Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

PROCESSOS CONTRA GOVERNADORES

Senador cita caso de MT para tentar tirar poder das ALs

Senador cita caso de MT para tentar tirar poder das ALs
Em proposta de emenda à Constituição (PEC), o senador Pedro Taques (PDT), que é ex-procurador da República, citou que o artigo 26 da Constituição de Mato Grosso é “flagrantemente inconstitucional”. O dispositivo prevê que a Assembleia Legislativa precisa “autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processos contra governador, vice-governador e secretários”. De acordo com a proposta, “o artigo limita uma norma da Constituição Federal dotada de eficácia plena e relativa à competência atribuída ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)”.

Governador sugere que OAB faça lobby para tirar poder das assembleias


PGR dá pareceres contra autorização de assembleias para processar governadores

STJ encaminha outro ofício à AL para processar governador

O artigo 105 da Constituição Federal diz que compete ao STJ o processamento e julgamento de governadores no que tange a crimes comuns. Pela proposta de Taques, o tribunal passaria a exercer essas funções “independentemente de autorização das assembleias legislativas”.

AL emite nota para rebater Taques e oferece "cartilha didática" ao senador

Conforme a PEC, “lacuna (na Constituição Federal) tem propiciado o surgimento de inúmeras normas estaduais, limitando, sem guarida na Constituição Federal, a competência do STJ”. Taques argumentou ainda que “a violação da ordem constitucional não é, contudo, exclusiva de Mato Grosso”. Em vários outros estados, há dispositivos semelhantes nas legislações.

“Considerando a necessidade de corrigir essas distorções nas legislações estaduais e a conveniência e oportunidade de avançar no combate à impunidade, especialmente em relação aos agentes públicos, proponho alterar o texto da Constituição de 1988 para que o STJ seja competente para julgar os governadores dos estados e do Distrito Federal independentemente de autorização legislativa”, disse Taques, no texto da PEC. Ele está colhendo assinaturas de outros senadores. Precisa de 27 assinaturas para que a PEC comece a ser discutida no Senado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet