Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

PRONTUÁRIOS DE MORTOS

MPF abre inquérito para fiscalizar CRM e hospital de Cuiabá

Foto: Reprodução

MPF abre inquérito para fiscalizar CRM e hospital de Cuiabá
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para fiscalizar conduta do hospital São Mateus, que fica em Cuiabá, e do conselho regional de medicina (CRM) de Mato Grosso.

De acordo com portaria referente à abertura do inquérito, há suspeita de recusa no fornecimento de prontuários médicos de pessoas mortas para seus familiares. A recusa, segundo o MPF, configura irregularidade.

O inquérito foi instaurado no último dia 10 pelo procurador da República Gustavo Nogami.

MPF abre inquérito contra secretário de Cuiabá

Em portaria, Nogami citou que “a negativa de dados que constam de prontuários médicos (de pacientes mortos) a sucessores legítimos -- sob o argumento de preservação do sigilo -- se revela ilógica e inconstitucional, uma vez que viola o princípio da dignidade da pessoa humana, além dos direitos à informação, à proteção familiar, à saúde”.

Ainda de acordo com a portaria, “os sujeitos listados na ordem de vocação hereditária não sucedem apenas nos bens do falecido, mas no direito à sua memória e à sua dignidade, daí a legitimidade do motivo para se conhecer os dados contidos nos prontuários médicos”.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico
.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet