Olhar Jurídico

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Geral

INCÊNDIO

MP alerta sob temor de que Arena Pantanal seja palco de tragédias vivenciadas em outros estádios

17 Fev 2014 - 16:00

Da Reportagem Local - Wesley Santiago / Da Redação - Katiana Pereira

Foto: Reprodução

MP alerta sob temor de que Arena Pantanal seja palco de tragédias vivenciadas em outros estádios
Durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (17), promotores de Justiça fizeram um alerta sob a real situação em que se encontra a Arena Pantanal, após um incêndio registrado em outubro de 2013. O promotor de Justiça Alexandre Guedes disse que o governo do Estado precisa fazer novos testes e apresentar laudos que confirmem que o local está fora de perigo.


Leia mais 
TRE/MT nega absolvição sumária a Riva em processo por suposto crime eleitoral


“Queremos evitar que a Arena Pantanal seja palco de tragédias que já aconteceram em outros estádios, em que arquibancadas caíram. Aqui mesmo tivemos o acidente na Feicovag, que pessoas ficaram feridas e outras morreram com a queda das arquibancadas”.

Ele ainda comparou a nova Arena com outras construções 'rotineiras': "Um prédio não pode ser ocupado sem os devidos laudos de estrutura. Se isso acontecer, pode acarretar em tragédias como aquele prédio em São Paulo que desabou. Toda prevenção é necessário", explicou o promotor.

Conforme já divulgado pelo Olhar Copa, possíveis abalos estruturais sofridos pela Arena Pantanal durante o incêndio começam a repercutir na imprensa nacional e internacional. Uma matéria publicada pela Reuters traz trechos exclusivos de um relatório do Ministério Público Estadual, onde o promotor Clóvis de Almeida Matos, alerta para "danos estruturais" que "poderiam comprometer a estabilidade global da construção".

"Ressalta-se que, a perda de resistência destes elementos podem comprometer a estabilidade global desta construção", diz um trecho do relatório obtido pela Reuters. "Recomenda-se, fortemente, que seja verificada, por meio de ensaios, os reais danos sofridos pela estrutura", prossegue. O "concreto foi completamente desfragmentado", diz o texto.

Durante a coletiva desta segunda-feira os promotores informaram que o estádio mato-grossense precisa passar por testes e ter outros laudos que garantam que a estrutura está em ordem e não oferece risco aos usuários: "Se existe um (laudo) que garanta o estádio 100%, porque ainda não me entregaram", questionou Alexandre.

O promotor Alexandre Guedes ainda garantiu que todos os laudos que o MP teve acesso não são conclusivos sobre os abalos sofridos na Arena Pantanal. “O Estado precisa promover mais testes na Arena e ter em mãos laudos que comprovem que não há nenhum problema, que está tudo certo. Até agora nenhum dos laudos é conclusivo nesse quesito”, apontou o promotor.

Alexandre disse também que o papel do MP é investigar e cobrar os responsáveis:"Cabe ao governo sanar o problema". Ele ainda ressaltou que "o Ministério Público não precisou chegar ao ponto de parar as obras, até poderia, mas não o fez".

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet