Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Projeto Judiciário Seguro começa em fevereiro

Depois do sucesso do “Projeto Judiciário Seguro”, lançado pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso o ano passado, a agenda de 2014 já está pronta com uma série de temas que fazem parte do dia a dia dos servidores.

No mês de fevereiro o projeto terá dois temas. Um voltado para a segurança em elevadores e o outro focando os cuidados que as pessoas devem tomar durante o carnaval, que nesse ano acontece na primeira semana de março.

“Vamos orientar as pessoas de como elas devem proceder diante de uma pane em elevador. Na maioria dos casos elas entram em pânico e não sabem como agir. Essas informações serem repassadas aos servidores, que levarão esse conhecimento para seus familiares, seus amigos e colegas, multiplicando o que aprenderam e é esse nosso objetivo”, explica o coordenador militar do TJ, coronel Wilson Batista.

No mês de março, o tema abordado será: “Como agir com vítima em convulsão”. Com o apoio do Corpo de Bombeiros será feito simulação de salvamento, mostrando como as pessoas podem ajudar a socorrer algum diante dessa situação.

Conforme o coordenador, no mês de abril será discutido os cuidados que as pessoas devem ter para não cai em golpes. “Muitas vezes na ânsia de adquirir pseudo-vantagens, de conseguir pequenos lucros, as pessoas caem em golpes que podem trazer sérios prejuízos à vida delas. Vamos falar quais os golpes mais comuns e como se proteger deles”, explica o coronel Batista.

Em maio a saúde volta a ser o tema em foco. Dessa vez as orientações são para ajudar a socorrer vítimas com parada cardiorrespiratória. “Em todas as palestras que envolvam saúde vamos contar com o apoio do Corpo de Bombeiros, que tem competência para passar as informações”.

Em razão da Copa do Mundo, no mês de junho as orientações serão voltadas para os cuidados que as pessoas devem ter em locais de grande aglomeração. Em julho, período de férias escolares, a equipe da coordenadoria militar vai falar sobre colônia de férias e os cuidados que os pais devem ter antes de escolher o local para deixar seu filho.

“No mês de agosto vamos orientar as pessoas sobre os cuidados que elas devem ter com o gás de cozinha, como ele deve ser armazenado e como agir em caso de vazamento”, destaca o coordenador militar.

Já em setembro será a vez de falar sobre arma de fogo. As pessoas que têm porte serão orientadas a guardar a arma corretamente e em locais onde não coloque em risco a vida das pessoas, principalmente de crianças.

Os cuidados que as pessoas devem tomar em condomínios horizontais e verticais serão abordados no mês de outubro. “Muitas vezes as pessoas acham que só porque moram em locais fechados estão seguras e não é bem assim. É preciso tomar cuidado, porque os riscos existem, principalmente nos condomínios horizontais em construção, onde o trânsito de pessoas é grande”, ressalta o coronel.

A agenda do mês de novembro ainda está sendo fechada. Em dezembro o foco do projeto são as férias, as viagens e os cuidados que devem ser tomados durante esse período.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet