Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Conflito

Juiz ordena retorno de forças políciais à terra indígena Marãiwatséde

Foto: Daniel Santini

Juiz ordena retorno de forças políciais à terra indígena Marãiwatséde
O juiz federal Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, ordenou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal retornem à terra indígena Marãiwatséde para evitar uma nova invasão da área. O pedido para o retorno das forças policiais foi feito pelo Ministério Publico Federal diante de informações de um plano para invadir novamente o território indígena.

Há um ano, a Força Nacional declarava encerrada a retirada de todos os não índios que ocupavam ilegalmente as terras do povo Xavante. Porém, a presença de invasores na antiga vila, conhecida como Posto da Mata, foi confirmada pelo cacique Xavante Damião Paridzané, que na manhã deste domingo (26/01) foi impedido de circular pelo território indígena.

Leia mais
Justiça condena presidente da Ager a devolver R$ 1,7 mi aos cofres públicos


"Não consegui chegar lá [no Posto da Mata] porque os posseiros fecharam a estrada. Todo mundo correu atrás da gente. Era muita gente [muitos invasores], umas 70, 100 pessoas. Quase me pegaram. Tive que fugir", afirmou o cacique.

A decisão do magistrado ainda conclui que, “na Hipótese de a invasão ocorrer, as forças de segurança deverão proceder à identificação dos invasores, especialmente, as lideranças, a apreensão de veículos e equipamentos utilizados no cometimento dos crimes de resistencia (art. 329 do CP) e/ou desobediência (330 do CP), para que o Ministério Público Federal possa tomar as providências cabíveis na seara penal, dentre elas, se for o caso, requerer a prisão das lideranças responsáveis pela invasão”.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet