Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Copa de Graça Não!

Sindicato vai provocar MP contra a seleção de 20 mil voluntários que irão atuar na Copa

Foto: Divulgação

Os selecionados no programa de voluntariado receberão uniformes, transporte, alimentação e seguro de vida

Os selecionados no programa de voluntariado receberão uniformes, transporte, alimentação e seguro de vida

O Sindeepres (‎Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração) informou que irá provocar o Ministério Público para que requeira a suspensão da seleção dos 20 mil trabalhadores voluntários para atuar na Copa do Mundo de 2014.

As inscrições estão abertas desde a terça-feira (14) e seguem até 6 de março de 2014. Os selecionados irão atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia.

Leia também
Servidores que aturarem como voluntários da Copa serão liberados de suas atividades

Somente em Mato Grosso serão abertos cerca de 1500 pontos de trabalho. Na terça-feira (3), o governador Silval Barbosa (PMDB) assinou o decreto que autoriza o servidor que for escolhido para ser voluntário afastar-se das suas atividades sem prejuízo de sua remuneração.

O Sindicato informou, por meio de assessoria de imprensa, que uma grande campanha na internet será lançada para que os voluntários desistam da oferta da FIFA. E também para que o Ministério Público e os sindicatos barrem a utilização dessa massa de trabalhadores sem carteira assinada e sem direitos.

“Nós queremos sensibilizar a sociedade para o fato de que a Copa é um evento comercial, que dá lucro. Por isso é inadmissível a contratação, pela via voluntária, de milhares de brasileiros”, explica Genival Bezerra Leite, presidente do Sindeepres.

Brasil voluntário

O governo federal reabriu nesta terça-feira as inscrições para o seu programa de voluntários na Copa do Mundo de 2014. O Brasil Voluntário é independente do programa de voluntariado da Fifa e tem até 1,5 mil vagas para voluntários em cada uma das 12 sedes do torneio: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O trabalho dos selecionados será integrada com o programa de voluntários da Fifa, com atuação não auxílio aos torcedores, jornalistas não-credenciados e turistas em aeroportos, áreas de grande fluxo de pessoas, entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana e centros abertos de mídia nas cidades-sede.

De acordo com o governo federal, os participantes precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar por no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados.

Os candidatos selecionados farão treinamento virtual e presencial, ministrados e certificados pela Universidade de Brasília. Os selecionados receberão uniformes, transporte, alimentação e seguro de vida.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet