Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Ophir Cavalcante

Conselho da OAB decreta luto oficial pela morte do ex-presidente

Foto: Divulgação

Conselho da OAB decreta luto oficial pela morte do ex-presidente
Morreu nesta quinta-feira (2), o advogado e Consultor Geral do Estado, Ophir Filgueiras Cavalcante. Desde dezembro ele estava internado em um hospital particular em São Paulo. O advogado presidiu a OAB Nacional de 1989 a 1991 e da seccional paraense (OAB-PA) entre 1983 e 1987. Seu filho Ophir Cavalcante, também, presidiu a OAB Nacional no período de 2010 a 2013.

Em nota, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que o atual presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lamentou a morte e decretou luto oficial por cinco dias em homenagem aos serviços prestados à sociedade e à OAB. “Ophir foi um homem republicano íntegro e extremamente dedicado às causas coletivas”, afirmou.

Leia mais
OAB vai exigir no Supremo a correção da tabela do Imposto de Renda

A instalação da sede própria da OAB Nacional em Brasília foi em 19 de novembro de 1990 durante a sua gestão. Ophir presidiu a entidade na época em que foram realizadas as eleições diretas para presidência da República após 25 anos de regime autoritário. No período, também foi realizada a XIII Conferência Nacional da OAB, Belo Horizonte (MG).

Sua gestão fez manifestações do Conselho Federal da OAB contra: a violência institucionalizada por questões agrárias na região do Bico do Papagaio, Pará; a prática de violações e o desrespeito ao Poder Legislativo com a edição de medidas provisórias e a proposta de emenda constitucional que instituía a pena de morte.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet