Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Nova sede da OAB em Tangará é o centro da democracia na região

A advocacia do pólo de Tangará da Serra ganhou um novo “centro irradiador dos ideais democráticos, voltado também para a educação, a troca de experiências e para a cidadania”. Desta forma, o presidente da OAB/Tangará, Josemar Carmerino dos Santos, apresentou a nova sede da Subseção a um público estimado de mais de 250 pessoas. A solenidade de inauguração ocorreu nesta quinta-feira (16 de agosto) com a presença de toda a Diretoria da OAB/MT, o presidente Cláudio Stábile Ribeiro, o vice-presidente Maurício Aude, o secretário-geral Daniel Teixeira, a secretária-geral adjunta Fabiana Curi, o diretor tesoureiro Cleverson Pintel.

“A Seccional acreditou, confiou no nosso projeto. O presidente Cláudio nunca deixou de nos apoiar e agora o sonho se tornou realidade. Agradecemos muito a todos que contribuíram para a construção desta sede”, ressaltou o presidente da OAB/Tangará. A construção de quase mil quilômetros quadrados levou 20 meses para ser finalizada e foi elogiada por todos, assim como a dedicação e o zelo do advogado Josemar Carmerino em acompanhar as obras, gerando manifestações emocionadas dos colegas da Subseção.

Também estavam presentes os conselheiros federais Francisco Esgaib e José Guilhen, toda a Diretoria da Subseção, os presidentes da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda, da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, do Tribunal de Ética e Disciplina, Ussiel Tavares, das Subseções de Juína, Oswaldo Lopes de Souza, e de Diamantino, Celito Bernardi; além dos conselheiros estaduais José Berilo dos Santos, Ronimárcio Naves, Fábio Capilé, Julierme Romero, Luiz Rezende e Duílio Piato, o deputado estadual Wagner Ramos, representantes da magistratura estadual e do trabalho, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, autoridades municipais, advogados e convidados.

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, ressaltou que a entrega dessa sede foi um compromisso assumido pela Diretoria no início da gestão, de concluir todas as quatro obras iniciadas em importantes pólos do Estado: Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

“Fechamos um ciclo com esta inauguração. Fizemos também um amplo trabalho em parceria com a Caixa de Assistência de reestruturar as salas do advogado e preparar o profissional para o Processo Judicial Eletrônico; com a ESA para oferecer cursos de pós-graduação presenciais para o interior; com o TDP para desagravar advogados de Mato Grosso injustamente atacados, como fizemos aqui em Tangará. A OAB esteve sempre presente, não tolera, não admite desrespeito ao profissional. Justiça se faz em conjunto e esta sede é o resultado de uma luta conjunta”, consignou Cláudio Stábile.

O vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, relatou que o pontapé inicial para a estruturação física no Estado foi dado pelo então presidente Ussiel Tavares, em cuja gestão foi construída a sede da Seccional. Fez um breve relato de historiadores acerca do início da cidade de Tangará da Serra na década de 60, cujas dificuldades eram enormes, mas levaram os pioneiros a lutar e vencê-las.

“Temos aqui uma instalação digna da atuação profissional, para a capacitação dos advogados, referência para congregar amigos e vemos em vocês a alegria dessa conquista. Parafraseando o presidente Ophir ao se referir à ministra Eliana Calmon, Josemar, você tem o DNA da OAB”, elogiou Maurício Aude.

Novas lutas

Josemar Carmerino também lembrou a trajetória do presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, ao iniciar sua advocacia por Tangará da Serra e sublinhou que a conclusão da sede foi uma das batalhas vencidas. O advogado lembrou que a luta por uma vara federal no município, a desvinculação da vara da justiça estadual que acumula competência de juizado especial e infância e juventude, que vem trazendo prejuízos à sociedade; e a defesa das prerrogativas são ainda batalhas a serem travadas. “Vamos continuar a buscar novas conquistas. A OAB fez palestra no comando militar e a nossa relação profissional melhorou muito com os policiais. Este é um exemplo que pode ser estendido a outros órgãos”, alertou.

Durante a solenidade foram realizadas homenagens aos diretores e conselheiros presentes, aos ex-presidentes da Subseção e parceiros que ajudaram na construção da nova sede; entrega de carteiras profissionais aos novos advogados e estagiários e também foram inaugurados o Memorial e a sede social da OAB/Tangará da Serra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet