Olhar Jurídico

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Nova sede da Vara Trabalhista de Alto Araguaia propicia mais conforto à população da região sul de MT

Os municípios do extremo sul de Mato Grosso contam, a partir de agora, com uma confortável unidade da Justiça do Trabalho para atender advogados, trabalhadores e empregadores da região.


A sede própria da Vara de Alto Araguaia - que desde sua instalação, em dezembro de 2011, funcionava em um prédio cedido pela Prefeitura – foi inaugurada nesta quinta-feira (7).

Além da cidade-sede, o novo prédio beneficia os moradores d de Alto Garças, Araguainha, Alto Taquari e Ponte Branca, municípios pertencentes à jurisdição da Vara.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do juiz titular de Alto Araguaia, Juarez Gusmão Portela, e dezenas de autoridades, servidores e outros convidados.

Os ganhos proporcionados pela atuação da Justiça do Trabalho na região foram lembrados pelo prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, que apontou a construção da sede definitiva da Vara como uma prova da consolidação da presença desse ramo do judiciário na cidade.

Dirigindo-se aos presentes, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargador Tarcísio Valente, destacou o crescimento observado recentemente na região e a contribuição dada pelo judiciário trabalhista. “Participamos ativamente do progresso de Alto Araguaia, conciliando o capital e o trabalho, contribuindo com as classes empresarial e trabalhadora, em um ambiente de trabalho harmônico e seguro, todos trabalhando de forma decente e civilizada, na construção de um novo mundo, tendo a dignidade do ser humano como valor supremo”, ressaltou.

Depois de citar algumas dentre as mais de 20 obras concluídas ou atualmente em fase de conclusão, Tarcísio Valente explicou que, assim como nas demais construções de varas pelo TRT mato-grossense, em Alto Araguaia foram observados os princípios de sustentabilidade previstos nas normas dos conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Situada nas proximidades do Fórum da Justiça Estadual e do espaço reservado ao TRE para abrigar o Cartório Eleitoral, a sede própria da Vara do Trabalho de Alto Araguaia foi erguida em um terreno de 1.250 metros quadrados na rua João Segundo (ao lado do Ginásio de Esportes Jerônimo Samita Maia “Samitão”).

A obra contempla os ambientes próprios a uma unidade da Justiça do Trabalho (entre os quais sala de audiência e de espera, gabinete para juiz e secretaria) e é adaptada a pessoas com deficiência, com sanitários adequados e rampa de acesso.

TRAMITAÇÃO PROCESSUAL - Nos primeiros 10 meses foi ajuizado na Vara de Alto Araguaia um total de 600 processos, a maioria dos quais via Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que põe fim aos processos físicos e que a unidade passou a utilizar a partir de março.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet