Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

Lançamento do Circuito de Campanhas e V Encontro do Tribunal do Júri serão realizados nesta quinta-feira (10)

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizará nesta quinta-feira (10) dois importantes eventos: o lançamento do Circuito de Campanhas e o 'V Encontro do Tribunal do Júri'. O primeiro ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, às 17h, e o segundo no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, às 19h30.

Com o tema 'Vamos Fazer Melhor', o Ministério Público pretende chamar a atenção da sociedade mato-grossense sobre três assuntos que estão presentes na vida da população: Acessibilidade, drogas e dengue. A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e Fundação Escola Superior do Ministério Público.

A campanha que trata de acessibilidade procura demonstrar ao público que pequenas tarefas do dia a dia podem tornar-se grandes desafios para algumas pessoas. “Precisamos 'fazer melhor' e garantir que todos tenham acesso aos serviços disponíveis em nosso Estado”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.

Em relação à dengue, a proposta é mostrar que todos os anos milhares de pessoas são vítimas dessa doença, sendo que muitas delas acabam perdendo a vida. Já ao falar de drogas, os parceiros envolvidos nas campanhas querem saber por meio de um concurso de redação qual a opinião de alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas de todo Estado sobre o tema.

TRIBUNAL DO JÚRI: As técnicas de atuação no Tribunal do Júri vão ser debatidas entre promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), durante o 'V Encontro do Tribunal do Júri'. O evento é promovido pela Procuradoria Geral de Justiça e Confraria do Júri, com apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP).

De acordo com a programação, a palestra de abertura será proferida pelo procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Roberto Ribeiro. A condução das discussões ficará a cargo do promotores de Justiça em Mato Grosso, Marcos Bulhões dos Santos e Wesley Sanchez Lacerda.

No segundo dia, os trabalhos começam às 8h30, com a palestra do promotor de Justiça de São Paulo, José Carlos Cosenzo, com o tema 'O promotor de Justiça e o Tribunal do Júri'. A mesa de debates será presidida pelo promotor de Justiça e secretário-geral de Administração do MP/MT, Mauro Benedito Pouso Curvo, com a participação do promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Samuel Frungilo.

Ainda no período da manhã, haverá discussões sobre a atuação do 'Promotor de Justiça no Plenário'. O tema será abordado pelo corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Viveiros, com a participação dos promotores de Justiça em Mato Grosso, Mauro Poderoso de Souza e Luciano Freiria de Oliveira.

No período vespertino, as discussões terão início às 14h30. Procuradores e promotores de Justiça vão debater questões controvertidas do Tribunal de Júri. A mesa de debate será composta pelo procurador de Justiça em Mato Grosso, João Batista de Almeida; pelo secretário-geral de Gabinete da PGJ e presidente da Confraria do Júri, Antonio Sérgio Cordeiro de Piedade; e pelos promotores de Justiça João Augusto Veras Gadelha, César Danilo Ribeiro de Novais e Flávio César Fachone.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet