Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Correição Virtual: sistema de coleta automática de dados já está em funcionamento no TRT/MT

Já está em funcionamento no TRT de Mato Grosso o sistema Correição Virtual, ferramenta que permite a coleta automática de indicadores judiciais e administrativos. O sistema, concluído recentemente, foi apresentado aos presidentes e corregedores dos TRTs, presentes à Reunião do Coleprecor realizada no fim de setembro, em Brasília.

Iniciado em março e com prazo de conclusão até outubro, o projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho da Comissão de Corregedoria composto por servidores de Tecnologia da Informação dos TRTs da 23ª Região (MT) e 15ª Região (Campinas), sob a coordenação dos desembargadores Tarcísio Valente (coordenador do Coleprecor e presidente do TRT/MT) e Eduardo Zanella (corregedor do TRT Campinas).

Os trabalhos foram registrados no Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (Sigest), estando a documentação do projeto disponível aos interessados.

Durante a entrega do projeto, o desembargador Zanella ressaltou a atuação da equipe que desenvolveu o projeto, cumprimentando a todos pelo trabalho, estendendo os agradecimentos ao TRT da 9ª Região (PR) e ao TRT da 14ª Região (RO/AC).

O sistema permite que sejam extraídos, a partir dos dados integrados do PJe e do e-Gestão, os indicadores estatísticos para a realização de uma correição. “Entretanto, o PJe e o e-Gestão não são as únicas bases de dados para prospectar informações a partir desse sistema. Podemos fazer coleta de bancos de dados de pessoal, de oficial de justiça, de afastamento de magistrados e servidores, entre outros”, explicou o juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT Paulo Brescovici, que atuou na equipe de desenvolvimento do sistema.

O nível de detalhamento das informações obtidas pela ferramenta chama a atenção. É possível fazer o rastreamento de processos que estejam parados, o monitoramento do prazo médio das sentenças no PJe podendo ainda classificá-las conforme os tipos de soluções e se houve exame ou não do mérito, levantamento da quantidade de atos judiciais no PJe (despachos, sentenças, atas de audiência ou decisões) por magistrado, histórico de audiências realizadas (por magistrado, tipo de audiência e período), demonstração da estruturação funcional da unidade para lotação de magistrados, servidores, quadro de funções, afastamentos e histórico de capacitação, além de dezenas de outras funcionalidades.

Colocado à disposição dos TRTs, o sistema destaca-se ainda por permitir o acompanhamento diário de informações de gestão e performance das unidades judiciais bem como facilitar a coleta de informações exigidas pelos órgãos e conselhos superiores.


Adesão - Para o caso dos tribunais que têm a ferramenta de extração utilizada no Correição Virtual (no caso, o Business Objects - BO), basta que exportem a modelagem de dados e os relatórios que foram desenvolvidos no projeto. “O que as equipes técnicas podem fazer tranquilamente”, explicou o servidor Marcelo Kobayashi, diretor de TI do TRT/MT. Em caso de um Regional que utiliza uma ferramenta semelhante ou equivalente, há que se fazer a conversão para a plataforma que esse utiliza ou que venha a utilizar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet