Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

medida de proteção

Projeto de Valtenir quer autorizar uso de placas especais em veículos de magistrados ameaçados

Foto: Reprodução / Ilustração

Projeto de Valtenir quer autorizar uso de placas especais em veículos de magistrados ameaçados
O Projeto de Lei 4984/13, do deputado Valternir Pereira (PROS-MT), que autoriza a colocação temporária de placa especial em veículos de integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes. A medida visa proteger magistrados que estejam em situação de risco, a fim de impedir a sua identificação.

Atualmente o uso de placas especiais somente é concedida temporariamente para magistrados e procuradores que exerçam competência ou atribuição criminal. A proposta inclui a medida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97).

Leia mais
Projeto de Lei obriga agressor de mulheres a reembolsar os gastos do INSS

Segundo o relator na comissão, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), o uso das placas especiais não é abuso de poder, pois respeita os mesmos critérios usados para conceder o benefício para magistrados da área criminal, como autorização temporária. “O abuso de poder se daria se fosse utilizada [a placa especial] somente para garantir anonimato a autoridades que, sem amparo legal, desejassem circular livremente”, afirmou o deputado.

O Projeto de Lei tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet