Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Djalma inaugura sede da Defensoria em Comodoro

O Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, inaugurou nesta quinta-feira (26) a sede da Defensoria Pública no município de Comodoro (a 634 km de Cuiabá).

Conforme ele, a população mais carente da cidade passa a ter maior comodidade e mais agilidade ao utilizar os serviços da Defensoria Pública.

Ele destacou que, apesar da distância entre Cuiabá e Comodoro, se preocupa com a sociedade do município. "Estamos em Cuiabá, mas estamos olhando para vocês", disse.

A prefeita de Comodoro, Marlise Marques Moraes, agradeceu o empenho de Djalma, que, segundo ela, não mediu esforços para designar um defensor público para atuar na Comarca.

"Este é um dia muito especial para todos nós. Acredito que essa união trará maior qualidade de vida para a população", afirmou a chefe do Executivo. O município possui mais de 18 mil habitantes.

A Comarca fica sob a responsabilidade do defensor público Ricardo Bosquesi, que passou a atuar no município desde o início de setembro, porém em um prédio improvisado.

Agora, com a sede própria, Bosquesi destaca a importância de possuir um local para atender a população carente que procura os serviços da Defensoria Pública.

"Não há como conceber um estado democrático de direito sem a instalação da Defensoria Pública para atender a sociedade", afirmou Bosquesi.

A inauguração contou com a presenta de diversas autoridades, entre elas a prefeita, Marlise Marques Moraes, seu vice, Egídio Alves Rigo, o Juiz de Direito da Comarca, Raul Lara Leite, a Promotora de Justiça Maysa Fidélis Gonçalves Pirâmides, a Defensora Pública de Sapezal, Maria Cecília Alves da Cunha, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Comodoro, João Nichele, o Presidente da Câmara de Vereadores de Comodoro, Nalberto Júlio da Silva, e o Delegado da Polícia Civil, Henrique Trevisan.

PROJETO

A inauguração da sede e o destacamento de um defensor público para atender na Comarca faz parte do projeto anunciado pelo Defensor Público-Geral quando assumiu o cargo, em janeiro deste ano.

"Além de melhorar o ambiente de trabalho para os Defensores queremos promover maior qualidade de atendimento ao cidadão", afirmou Mendes.

Conforme Djalma, até o início de 2014 a intençãpo é chamar outros 20 Defensores Públicos que foram aprovados no último concurso público realizado pelo Estado devem ser convocados para assumir Comarcas do interior.

"Nosso projeto é levar a Defensoria Pública a todas as 70 Comarcas existem em Mato Grosso. Hoje já contamos com sedes em 40 Comarcas do Estado", afirmou Djalma.

Ele explicou que existem dificuldades para concretizar o projeto, já que a Defensoria Pública conta com um orçamento anual de R$ 7 milhões para o custeio. Ele informou que continua em negociação junto ao governo do Estado por mais aporte financeiro para convocar aprovados no concurso público.

"Mesmo assim, estamos cortando gastos para chamarmos mais Defensores. Só a Comarca que não conta com os serviços de um Defensor Público sabe a falta que faz. Apesar de todas as dificuldades, já conseguimos empossar 18 novos Defensores Públicos este ano", garantiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet