Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

correição

Juiz explica afastamento de cartorário e avisa que cartório deve ter concurso até o final do ano

Foto: Olhar Direto

Juiz de Barra do Garças, Michel Lotfi

Juiz de Barra do Garças, Michel Lotfi

O juiz de Barra do Garças, Michel Lotfi, concedeu entrevista quinta-feira (19) onde explicou os motivos do afastamento do cartorário temporário de 1º oficio do município, Danilo Varjão, que se deve a suspeita de irregularidades após a correição realizada no cartório em agosto pela corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. 

Segundo o magistrado foram detectados que o livro de registro estava sem ser preenchido desde agosto, de que havia espaços em branco e o número de registro estavam desatualizados fatos que colocariam dúvida sobre o serviço prestado pelo cartório a sociedade. “Mediante as irregularidades verificadas a corregedoria entendeu a necessidade de intervenção e como o cartorário era temporário decidiu-se pela destituição dele do cargo e a nomeação de outro intervento até a convocação do concurso público para essa vaga”, completou.

Leia mais
Neto de ex-senador é afastado de cartório que passa por correição em MT

Michel disse que a vontade do Tribunal de Justiça é acabar com a temporariedade junto aos cartórios e que essa situação foi detectada em outras comarcas no interior. “Eu acredito que o concurso deve ser convocado ainda neste ano”, acrescentou.

O magistrado explicou que a decisão tomada ontem cabe recurso, todavia como partiu da corregedoria do TJ ele acredita que seja difícil um novo revés dessa situação. “É lógico que o Danilo pode recorrer, mas por enquanto já foi até nomeado um novo cartorário temporário”, explicou, trata-se de Adalberto Teixeira da Silva. O juiz acrescentou que o cartório voltará atender o público segunda-feira (23). O atendimento foi suspenso para conferencia de material de expediente e documentos por parte do novo cartorário.  

Danilo informou que vai recorrer da decisão e os seus advogados já estão em Cuiabá para conseguir uma liminar. Caso não consiga, ele adiantou ao magistrado quem tem interesse de alugar mobiliário e o prédio para o novo cartorário Adalberto, que era servidor do Forum e deve ocupar essa cargo até a realização de concurso. O juiz acredita que o concurso deve ser convocado até o final do ano. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet