Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Tribunal de Contas de Mato Grosso institui o "Dia da Excelência em Gestão Pública"

Foto: TCE/MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso institui o
O Tribunal de Contas de Mato Grosso instituiu a data de 17 de setembro como o "Dia da Excelência em Gestão Pública". A celebração marca o início de uma série de capacitações que o TCE-MT fará em parceria com o Núcleo da Excelência Pública do Maranhão. Durante a sessão plenária desta terça-feira (17), os conselheiros saudaram a consultora do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), Karla de Faria Abdalla, responsável pela primeira palestra com o tema "Desafios da Implantação da Gestão Estratégica, que acontece na tarde desta terça-feira, (17)".

O presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, parabenizou toda a equipe do órgão "em especial aqueles responsáveis pelo Planejamento Estratégico, pela dedicação no trabalho de construção de parâmetros de excelência cada vez mais elevados ao controle externo exercido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso", afirmou. A criação do "Dia da Excelência em Gestão Pública" foi considerada pelo conselheiro Valter Albano como exemplo prático de que o órgão está comprometido com boas práticas de gestão. "Desde que cheguei nesta Corte de Contas não tenho feito outra coisa senão oferecer a minha contribuição para que sejam promovidas melhorias, o compromisso com o aperfeiçoamento vai desde nós conselheiros que participamos de cursos de capacitações permanentes, passa pela área técnica e chega até os fiscalizados", disse o conselheiro Valter Albano que também é presidente do Comitê Gestor Interno do Gespública.

Nesse sentido, o conselheiro Antonio Joaquim, como presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), parabenizou os conselheiros José Carlos Novelli e Valter Albano pela iniciativa. "Hoje, quando vamos a qualquer lugar do país somos reconhecidos como membros de uma instituição de qualidade e sempre que falo em nome da Atricon, sou compelido a citar o exemplo do TCE-MT devido à trajetória de êxito no desenvolvimento do controle externo", concluiu.

O procurador-geral substituto do Ministério Público de Contas, Getúlio Velasco Moreira filho, lembrou das etapas pelas quais os órgãos públicos passaram ao longo da evolução institucional e afirmou que "o TCE-MT tornou-se vanguarda quando se fala em avanços nos moldes da administração pública gerencial".

A palestrante do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA), Karla de Faria Abdala destacou o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT como um exemplo a ser seguido. "O PDI é o exemplo de que a prática do Planejamento Estratégico e a visão sistêmica de seus membros, possibilita que neste momento o TCE-MT esteja realizando a transferência de tecnologia e boas práticas de gestão aos seus fiscalizados", finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet