Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Guia traz passo a passo para advogados que atuam no CNJ

Com o objetivo de facilitar a atuação dos advogados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou em seu portal o Guia Rápido do Advogado, um livreto elaborado pela Secretaria Processual do CNJ com informações básicas e preciosas para os que atuam no Conselho.

A publicação, de apenas 28 páginas, funciona como um passo a passo para os advogados. "A intenção era reunir, em um só local, informações para ajudar no dia a dia dos advogados", afirma a secretária Processual, Mariana Silva Campos Dutra.

Estão lá informações sobre como consultar o andamento de determinado processo, como fazer uma pesquisa de jurisprudência, como obter certidões, pedidos de preferência, pedidos de sustentação oral, entrega de memoriais, preferência no julgamento, pedidos de audiência com conselheiros, pedidos de cópia dos processos e das sessões e cadastramento de advogados, entre outros tópicos.

O guia elenca também algumas informações que podem ser obtidas no Portal do CNJ, como as pautas e o calendário das sessões, indicando o caminho que deve ser percorrido pelo advogado no site até chegar à informação. Na página 16, um mapa do plenário explica como estão dispostos os membros do Conselho durante as sessões, o que é definido de acordo com a origem de cada conselheiro.

O guia traz ainda o calendário de pontos facultativos e feriados observados pelo Conselho, um mapa com a planta do Supremo Tribunal Federal (onde fica a sede do CNJ) e informações sobre outros serviços disponíveis no local, como bancos, Correios, caixas eletrônicos, táxis e Seção de Achados e Perdidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet