Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Maraiwatsede

Juiz manda reforçar policiamento em terra indígena para evitar invasões, incêndios e cobrança de pedágio por índios

Juiz manda reforçar policiamento em terra indígena para evitar invasões, incêndios e cobrança de pedágio por índios
O juiz substituto da 1ª Vara Federal, Ilan Presser, em decisão proferida nesta segunda-feira (16) reforço do policiamento da terra indígena Maraiwatsede, para impedir novas invasões, incêndios, e cobrança de pedágios pelos índios.

“Expeça-se mandado de reforço no policiamento da região, para evitar novas invasões, novos incêndios criminosos, garantir a segurança dos brigadistas que atuam para combater os focos de incêndio, bem como assegurar a livre circulação nas rodovias, independentemente da cobrança de pedágios, o qual deverá ser cumprido nos mesmos moldes das decisões de fls. 4796/4801 e 4874/4876, oficiando-se à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança, que deverão prestar auxílio total e irrestrito à garantia permanente da incolumidade dos índios e das terras indígenas. Cumpra-se com urgência”, decidiu.

Juiz proíbe produtores de colherem safra de soja em terra indígena
União estuda saída jurídica para impasse em terra indígena Maraiwatsede no Araguaia

Na decisão magistrado determina ainda que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra) apresente informações sobre realocação dos posseiros com projetos de assentamento.

“A intimação do INCRA, na pessoa do Superintendente Regional/MT, para que, no prazo de cinco (05) dias, apresente relatório circunstanciado sobre os trabalhos de assentamento dos não-índios, notadamente do projeto de assentamento Casulo, inclusive, sobre a liberação das verbas para a construção das moradias relatadas na petição de fls. 6.830/50, sob pena de responsabilização pessoal acerca de seu descumprimento. Dessa intimação, cientifique-se a Secretaria-Geral da Presidência da República Federativa do Brasil, que exerce a coordenação da Força Tarefa para desintrusão da Terra Indígena Maraiwatsede, bem como a Superintendência Nacional do Incra”, determinou.

Além disso, o magistrado manda que a Fundação Nacional do Índio (Funai) informe acerca da destruição das lavouras de soja remanescentes, e a necessidade de realização dos trabalhos de limpeza e demolição das edificações.

“A intimação da FUNAI, para que informe acerca da destruição das lavouras de soja remanescentes; a necessidade de realização dos trabalhos de limpeza e demolição das edificações, com cronograma sobre sua efetivação; apresente relatório circunstanciado dos bens apreendidos e sua destinação, bem como se ja efetivou vendas, comprovando-se os depósitos em conta judicial; ainda em face da inspeção efetivada pelo MPF na área, manifeste-se circunstanciadamente sobre a situação em que se encontra a população indígena, bem como as ações efetuadas pelo órgão até o presente momento”, finalizou.

O juiz baseou-se na informação de que a terra indígena está sob foco de incêndios e que estes já teriam destruído mais de 60% da reserva. Além disso, há também a notícia de cobrança de pedágios por parte dos índios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet