Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Comarca de Sorriso inaugura centro judiciário nesta sexta-feira (30)

A comarca de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) inaugura nesta sexta-feira (30 de agosto) o Centro Judiciário de Conciliação e Mediação. O setor será responsável pela execução de mutirões, buscando a melhor solução para conflitos entre as empresas acionadas judicialmente e para as partes que propuseram o processo. A sessão solene será realizada às 10h30 no próprio fórum.

Para marcar o início dos trabalhos, na própria sexta-feira, das 8h às 18h, começará o mutirão Dpvat (Seguro de Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), com o intuito de dar solução aos processos de pessoas que passaram por acidentes de veículos. Já foram separados 94 processos das cinco varas cíveis e convidados todos os advogados responsáveis pela proposição das ações.

O juiz que vai coordenar o Centro Judiciário, Jorge Iafelice, também já indicou dois médicos para fazer as perícias necessárias. É a partir do laudo que a seguradora Líder, responsável pela negociação e pagamento do benefício, propõe o valor das indenizações. Para dar celeridade ao mutirão, no local serão montadas quatro mesas de acordo as quais serão presididas por alunos de direito treinados em mediação e conciliação. Todos vão atuar como conciliadores voluntários.

Ainda na parte da tarde, o magistrado se reunirá com o executivo e legislativo local a fim de fechar parceria e agendar um calendário mutirões. Na pauta da reunião estão assuntos como direito do consumidor e regularização fundiária.

O mutirão terá intervalo entre as 10h20 e 13h, para inauguração do Centro Judiciário.

Expansão – Mato Grosso terá 34 centros judiciários pelo interior. Atualmente existem duas unidades na Capital a Central de Conciliação e Mediação de 1º grau no Fórum da Capital, sob a coordenação da juíza Adair Julieta da Silva, e a Central de 2º grau no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a direção do juiz Hildebrando da Costa Marques.

Os mutirões são propostos pelas empresas interessadas em fazer acordos com os clientes ou pelo próprio juiz do Centro Judiciário quando este identificar que uma determinada empresa está gerando muitos processos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet