Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

TCU determina reajustes no projeto de reforma do Mercado dos Peixes de Fortaleza

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à prefeitura de Fortaleza (CE) e à Caixa Econômica Federal que apurem inconsistências detectadas no orçamento e projeto básico das obras de reforma e ampliação do Mercado dos Peixes e apresentem as medidas adotadas no prazo de 30 dias.

A decisão decorreu de auditoria nas obras do projeto que prevê a revitalização da orla da Avenida Beira Mar, com a construção de quiosques, nova feira de artesanato, ciclovia, anfiteatro, áreas de lazer, pista de skate, bonde elétrico, ampliação artificial das praias de Iracema e Beira Mar, bem como reforma e ampliação do Mercado dos Peixes. Como só há, até o momento, previsão de aporte de recursos federais para o Mercado dos Peixes, a fiscalização foi voltada principalmente para esse empreendimento. O Ministério do Turismo é o órgão repassador dos recursos.

As inconsistências referem-se a erros nos quantitativos previstos no contrato de execução e à falta de detalhamento no projeto do deque panorâmico, com vista para a praia. Há ainda sobrepreço de cerca de R$ 41 mil no serviço de armação com aço das estruturas de concreto armado. Segundo o relator do processo, ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti, os indícios de irregularidades encontrados não ensejam a paralisação do empreendimento.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet