Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Desmonte de aeronaves da Vasp, em Recife, tem nova data

Foto: Luiz Silveira/ Agência CNJ

Desmonte de aeronaves da Vasp, em Recife, tem nova data
A Corregedoria Nacional de Justiça prevê que no dia 30 de agosto ocorrerá o desmonte das aeronaves sucateadas da Vasp que estão paradas no Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre. A cerimônia que marcaria o início dos desmontes havia sido marcada anteriormente para o dia 2 de agosto, mas foi adiada em virtude do movimento de paralisação dos aeroviários.

A nova data foi fechada na última quarta-feira (7/8), em reunião realizada em Brasília/DF entre representantes da Corregedoria Nacional de Justiça, da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, da Vara responsável pelo processo de falência da Vasp e das concessionárias que operam aeroportos no País.

Em Recife, serão desmontados dois Boeings, modelos 727-200 e 737-200. O primeiro era utilizado no transporte de cargas e, o segundo, no transporte de passageiros. As aeronaves estão paradas no pátio do aeroporto de Recife desde 2005. Com o desmonte, uma área de 2.500 m² deverá ser devolvida à administração do aeroporto, que poderá usá-la na ampliação das operações aeroportuárias.

Ficou acertado ainda que na mesma data será iniciado o desmonte de três Boeings 737-200, também pertencentes à massa falida da Vasp, que estão parados no aeroporto de Salvador/BA. Com essas iniciativas é dada continuidade ao Programa Espaço Livre, criado em 2011 com o objetivo de unir o Poder Judiciário e autoridades do setor aeronáutico brasileiro na busca de soluções para a retirada de aviões sob custódia da Justiça em aeroportos brasileiros.

Nova reunião entre os integrantes do Programa Espaço Livre está marcada para o dia 2 de setembro. Os aeroportos de Fortaleza/CE, Confins, em Belo Horizonte/MG, e Galeão, no Rio de Janeiro, devem ser os próximos a iniciar desmontes de aeronaves.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet