Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

BARÔMETRO

Pesquisa mostra que 64% da população acha o Poder Judiciário “pouco honesto”

Pesquisa mostra que 64% da população acha o Poder Judiciário “pouco honesto”
A população em geral não está satisfeita com o Poder Judiciário. Esta é a principal conclusão do relatório do ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Um dos problemas apontados é a falta de honestidade, 64% dos entrevistados consideram o Judiciário nada ou pouco honesto.

O ICJBrasil mensura a confiança da população no Judiciário Brasileiro desde 2009. Entre abril e setembro de 2012, o indicador ficou em 5,5 pontos, numa escala de 0 a 10.

O estudo mostra que 62% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é nada ou pouco independente. Para 90% dos entrevistados, o Judiciário é moroso e resolve os conflitos de forma lenta ou muito lenta.

Além disso, 79% disseram que os custos para acessar o Judiciário são altos ou muito altos; e 69% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é difícil ou muito difícil para utilizar.

Leia mais
Reportagem revela que TSE interferiu em prestações de contasirregulares
Juiz-membro do TRE/MT polemiza e aponta que a Justiça Eleitoral age com dois pesos e duas medidas

Com relação à idade, nota-se que quanto mais jovens são os entrevistados, melhor é a avaliação do Poder Judiciário. Os entrevistados mais jovens, com idade entre 18 e 34 anos, apresentaram o maior índice de confiança (5,7), enquanto os entrevistados com mais de 60 anos apresentaram o menor índice de confiança (5,2), sempre em uma escala de 0 a 10.

Ao comparar a confiança no Judiciário com outras instituições, a pesquisa mostra esse Poder atrás das Forças Armadas, da Igreja Católica, do Ministério Público, das grandes empresas e da imprensa escrita.

Na sexta colocação, o Judiciário aparece como instituição mais confiável do que a polícia, o Governo Federal, as emissoras de TV, o Congresso Nacional e os partidos políticos.

A coordenadora da pesquisa, a professora Luciana Gross Cunha, o estudo isso coloca em xeque a credibilidade do Judiciário. "Leva a essa maior descrença", comentou a professora em uma entrevista à Folha de São Paulo.

Descrédito com as instituições

organização não governamental (ONG) Transparência Internacional divulgou estudo em julho deste ano uma pesquisa que em que mostra o descrédito das pessoas nas instituições públicas para combater a corrupção no mundo.

Denominado O Barômetro Global da Corrupção 2013, o levantamento ouviu 114 mil pessoas em 107 países, no período de setembro de 2012 a março de 2013, e mostra que a corrupção é um fenômeno amplo.

Na percepção dos brasileiros os partidos políticos aparecem como a instituição mais desacreditada com 81% dos votos dos entrevistados; o Congresso vem em segundo lugar com 72%, seguido pela polícia (70%), serviços médicos e de saúde (55%) e pelo Judiciário (50%).

Na avaliação de 36 países, a polícia é vista como a instituição mais corrupta após os partidos políticos e é também a entidade que mais recebeu suborno, com 53% dos entrevistados nesses países afirmando que já pagaram policiais para obter algum serviço.

Em seguida vem o Judiciário, visto como a instituição mais corrupta em 20 países onde 30% dos entrevistados afirmaram já terem sido abordados com pedidos de propina a seus representantes.

Confira a pesquisa completa

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet