Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

CANDIDATURA A PREFEITO DE CUIABÁ

MPF investiga suposto uso irregular do Creci-MT para promover candidatura de deputado tucano à prefeitura de Cuiabá

Foto: Reprodução

Maluf em reunião com dirigentes do Creci-MT

Maluf em reunião com dirigentes do Creci-MT

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar suposto uso irregular do conselho regional de corretores de imóveis (Creci) no estado em prol do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). De acordo com portaria referente à abertura do inquérito, “aparelhagem do Creci teria sido usada irregularmente para promover candidatura do tucano à prefeitura de Cuiabá”. Ele disputou o cargo na eleição de 2012.

O procurador da República Douglas Fernandes já determinou encaminhamento de ofício ao menos para o Creci, autarquia federal que oficialmente tem o objetivo de fiscalizar e disciplinar o exercício da intermediação imobiliária para coibir práticas antiéticas e ilegais.

O MPF conduzia um procedimento administrativo, mas abriu inquérito no último dia 25 considerando necessidade de mais informações e maior prazo, além da complexidade do caso. Em meados do ano passado, a presidência do Creci declarou apoio ao então candidato, conforme anunciado pela própria assessoria da autarquia.

MPF abre inquérito sobre seleção de pessoal para cargo no Creci-MT

“Após várias audiências com toda a diretoria do Creci-MT, ficou decidido o estreito apoio ao candidato. Tenho certeza que com Maluf no comando da prefeitura, vamos formar um grupo cada vez mais coeso e engajado para o fortalecimento da profissão e a garantia de segurança nas transações imobiliárias”, declarou Ruy Pinheiro de Araújo (presidente da autarquia), segundo material divulgado pela assessoria na época.

O parlamentar não atendeu as ligações do Olhar Jurídico. Conforme a assessoria, Maluf está em São Paulo e, assim que tomar conhecimento do inquérito, vai adotar as medidas cabíveis.

O site tentou contato com o presidente do Creci (reeleito para o período de 2013 a 2015) por meio de dois números de celular, mas ele não atendeu as ligações, as quais foram direcionadas para caixa postal. A assessoria do conselho afirmou não ter conhecimento da existência do inquérito, mas declarou que Ruy de Araújo tem perfil corporativista, defende a categoria e, por isso, ele costuma se envolver em campanhas eleitorais. "Mas ele (Araújo) se envolve com alguns candidatos na condição de cidadão", observou.


Primeira atualização às 09h11; segunda atualização às 10 horas; terceira atualização às 10h17.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet