Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Dirigentes do TJMT conhecem ferramentas de novo programa

O programa Apolo Eletrônico, que permitirá o trâmite processual de forma virtual no Judiciário mato-grossense, foi apresentado na tarde desta terça-feira (30 de julho) na Corregedoria-Geral da Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, o vice-presidente, desembargador Márcio Vidal, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, e desembargador Rui Ramos participaram da reunião. O projeto piloto será desenvolvido na Comarca de Poconé e deve ser iniciado no mês de agosto.

A ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), ligado à Corregedoria, aproveitou o Sistema Apolo já utilizado em todas as comarcas do Estado. “O Apolo Eletrônico é composto por três sistemas: Peticionamento, Apolo Comarca e Gabinete Eletrônico. Hoje temos 98% da ferramenta concluída. Fizemos 256 melhorias ao sistema. Com ele, as partes poderão fazer consultas processuais, juntadas de documentos em processos em andamentos, entre outros, tudo isso dispensando a ida à comarca”, indicou o assessor de projetos do Dapi, Uiller Del Prado.

“A racionalização e automatização do sistema auxiliarão no melhor atendimento principalmente das comarcas com dificuldades em número de magistrados e servidores. Enquanto o Processo Judicial Eletrônico (PJe) é desenvolvido, o Apolo Eletrônico deverá consolidar o trâmite eletrônico dos processos”, disse o presidente Perri. Já o corregedor-geral explicou que a ferramenta iniciará em fase de teste e em breve deverá ser estendida a outras dez comarcas. “É uma ferramenta que ainda será aprimorada, na medida em que os usuários sejam ouvidos. Muito em breve teremos uma prestação jurisdicional mais célere”, ponderou.

Os juízes auxiliares da CGJ, Serly Marcondes Alves e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, além do coordenador de Tecnologia da Informação, Johnny Ander Pereira Abdallah, o diretor da secretaria da Corregedoria, Lusanil Egues da Cruz, o diretor do Dapi, Reginaldo Cardozo, a diretora do Banco de Dados (CTI), Emília Costa de Arruda, o gerente de Rede Externa Conectividade, Danyllo Barrozo e o diretor do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Fabison Cardoso, participaram da apresentação da ferramenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet