Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

Auditoria virtual

Corregedoria implanta sistema de acompanhamento online de processos

Foto: Ranniery Queiróz -TJMT

Sistema de auditoria on-line da Corregedoria Geral de Justiça

Sistema de auditoria on-line da Corregedoria Geral de Justiça

A Auditoria da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso implantou um sistema inédito em todo o país que faz o acompanhamento on-line dos processos existentes nas 79 comarcas do Estado.

Já nos 100 primeiros dias da Gestão 2013/2015 (8 de maio), foram notificados de 202.145 processos. Dos processos analisados, 73% atenderam as solicitações dos auditores, segundo informação da assessoria de imprensado da corregedoria.

A notificação é um alerta para as comarcas, servidores e magistrados para se elevar os processos a um status adequado, seguindo ditames do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da própria CGJ.

Leia mais
Corregedor acredita que PEC 505 é aberração jurídica e pode criar juízes de ladrões de galinha

A Auditoria virtual foi criada em Mato Grosso há pouco mais de um ano, e tem sido procurada por Tribunais de Justiça de outros Estados, como modelo a ser desenvolvido. Outra vantagem apontada pelo sistema está no fato do controle ser realizado por oito monitores dispostos em uma única sala localizada na Corregedoria, o que evita que equipes se desloquem até as comarcas, assim economizando gastos.

Ao todo 18 indicadores são observados pelos auditores. Entre eles, os processos com ausência de movimentação há 50 dias e os conclusos para sentença, que também não tiveram movimentação, processos com carga externa, os que envolvem presos provisórios, ações civis públicas, conclusos com pedido de urgência, adolescentes infratores. Os parâmetros atingem também os processos de improbidade administrativa, entre outros.

O trabalho de orientação preventiva envolve a utilização de mecanismos e ferramentas que promovam o padrão de qualidade almejado ao jurisdicionado. Evitar atrasos e descumprimento de provimentos estão entre as principais funções do setor.

Os auditores explicaram que o trabalho da Auditoria representa o coração da Primeira Instância, por isso é muito importante que o trabalho seja desenvolvido de forma preventiva, como determinou o corregedor.

“Servidores e magistrados nos questionam bastante. É um trabalho que envolve paciência em busca da quebra de paradigmas”, disse Ana Cristina Infantino, uma das três servidoras que faz o contato com as comarcas por telefone. A atuação preventiva da Auditoria evita que advogados e partes ingressem com novos pedidos de providências na Corregedoria.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet